sexta-feira, 29 de julho de 2011

Durabilidade da embreagem em cambios automatizados

Durabilidade da embreagem em cambios automatizados

Uma questão freqüente com o surgimento dos câmbios automatizados (como o duologic da fiat) é se a embreagem dura mais ou menos. Se a embreagem a pedal for usada corretamente, ou seja, sem esforço anormal, sem "descansar o pé" sobre o pedal enquanto o carro anda por exemplo, e no caso do cambio robotizado não se use ele para segurar o carro em uma subida, a durabilidade das embreagens é a mesma e não existe diferença entre elas em razão do tipo de câmbio.
Em média, com o uso correto, a embreagem deve durar mais de 100.000 kilometros.

Bateria, cuidados e Manutenção

Bateria, cuidados e Manutenção

Com o fim do inverno, algumas baterias de carro podem apresentar falhas e dificuldade de partida pela manhã. Isto ocorre principalmente nos carros flex e a alcool. Um erro comum é achar que a bateria já deve ser substituída. Nem sempre é verdade. Muitas vezes, com contatos da bateria ficam oxidados, principalmente no inverno que elas são muito exigidas. Basta uma limpeza nestes contatos com um lixa fina ou até mesmo com bom-bril, para ela voltar a funcionar corretamente e carregar. Limpe estes contatos, passe um pouco de vaselina em pasta e reconecte os terminais. Você verá que, com alguns dias de uso ela voltará ao normal. Caso isto não ocorra, faça um teste na bateria em uma casa especializada, pode ser que realmente ela não esteja boa, mas na maioria das vezes este procedimento faz com bateria dure mais alguns meses ou até mais um ano.

Corrente ou correia dentada ? Saiba qual seu carro usa.


Muitos proprietários de veículos tem receio da correia dentada do carro quebrar e danificar o motor. Realmente se a correia quebrar o motor pode sofrer sérias avarias e a conta do conserto passar de R$ 3.000,00! Isto ocorre porque é a correia a responsável pela sincronia das valvulas no interior do motor. A queda da correia faz com que as valvulas se movimentem sem sicronismo e empenam, fazendo o motor travar.
O que muitos não sabem é que nem todos os carros usam correia dentada, muitos usam corrente de comando, que duram muito mais (100.000 kms ou mais) e, ao contrario da correia, dá sinais claros quando precisa ser substituída. Todos os carros da Ford em linha atualmente no Brasil usam corrente e não correia. Honda e Toyota também adotam o uso da corrente.

Qual o melhor motor 1.4 ou 1.8 ?


Qual o melhor motor 1.4 ou 1.8 ?

O motor 1.4 é visto pela maioria como uma boa opção para sair do carro 1.0, muitos acreditam estar comprando um carro tão econômico quanto o 1.0 e que anda muito mais. Infelizmente isto não é verdade. A maioria dos motores 1.4 tem potência entre 80 e 100 cv, especialmente os motores da fiat, ficam devendo muito em desempenho e o pior: consomem praticamente igual ao um motor 1.8. Exemplo: Punto Elx 1.4 e 1.8:
Elx 1.4 com Álcool:
Cidade: 6.8
Estrada: 8.7
HLX 1.8
Cidade: 6.4
Estrada: 8.9
O Elx anda igual ou até menos que um Celta 1.0 ! Já o 1.8... parece um "foguete", respostas rápidas ao acelerador, retomadas e muita segurança em ultrassagens. O mesmo acontece com Pálio e Siena.
O motores 1.4 da GM são melhores em termos de desempenho, mas em consumo são praticamente iguais. é muito maior.

Novo siena 2012

Novo siena 2012



Novo Siena 2012 deve chegar em Agosto.
O sedan pequeno da Fiat deve chegar em Agosto, totalmente novo. Sucesso de vendas da fiat (Segundo sedan mais vendido, ficando atrás apenas do corsa classic, que tem preço muito menor pelo visual ultrapassado), o Novo siena promete ser grande sucesso. Como muitas revistas já anunciaram, o sedan deve manter o rodar macio garantindo o conforto aos ocupantes, mas com o entre-eixos maior, com maior espaço aos ocupantes do banco de trás. Retomando a tendência da ultima remodelação, ele ficará bem diferente do palio, com a frente parecida com a do Línea, mas com faróis de dupla parábola em formato trapezoidal (lembrando os do fox). Para-choques dianterios mais quadrados na frente e arredondados nas laterais. A trazeira também terá boas mudanças, com lanternas maiores e mais bem desenhadas, no estilo alfa romeo e para choques mais altos. Laterais mais bem definidas, com grandes vincos, dando um ar mais sofisticado a carroceria. O motores continuarão os E.torq 1.6 e 1.8 16v. Com as versões Essence e luxury (topo de linha, com ar digital e rodas aro 16).
Que venha o novo Siena !

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Qual o carro mais econômico do Brasil ?

Qual o carro mais econômico do Brasil ?

Qual seria o carro mais econômico do Brasil ?

 O resultado impressionou pois o Corolla XEI que tem um motor 1.8 com 132 CV com gasolina e 136 com Álcool ficou em terceiro lugar. O teste foi realizado entre Novo Gol 1.0 trend, Mille economy, Honda Fit e Toyota Corolla. As condições de teste fora as seguintes:
Velocidade máxima de 80 Km/h, Calibragem com as especificações do fabricante, apenas um ocupante no veículo, abastecido apenas com gasolina comum.
O resultado, como era de se esperar, deu a vitória ao Mille economy que fez a marca de 20,12 km/l. Em segundo lugar ficou o novo Gol com 17,96 km/l e, tecnicamente empatado, ficou o Toyota Corolla com 17,29 km/l. O Honda Fit fez 15,77 km/l e ficou em quarto lugar. O teste percorreu 234 kms na Margina pinheiros em São paulo, à noite, com pouco movimento.
Com este resultado a melhor autonomia do Brasil é do Mille, que, com este consumo, consegue percorrer 1066 kms com seu tanque de 50 litros. Em Segundo vem o Corolla que percorre 1037 kms com o tanque de 60 litros, em terceiro o Gol com 987,8 kms com o tanque de 55 litros e logo em seguida o Fit que consegue percorrer 662,34 kms com o pequeno tanque de 42 litros.




Economia de combustível

Economia de combustível !

Olá amigos !

Aqui vai uma dica para economizar combustível, principalmente na estrada:
Para veículos que possuem conta giros, mantenham na faixa entre 1.500 e 3.500 rpm, este procedimento trará uma economia de até 30% no consumo. Para veículos que não possuem conta giros, no caso motores 1.0, mantenham a velocidade média de até 90 Km/h e para veículos com motores de 1.6 e 1.8 não ultrapassar a velocidade média de 110 km/h.

Esta dica é ótima e realmente funciona !

Novo Palio 2012

O novo Palio 2012 vem totalmente remodelado para tentar retomar vendas.


Prezados leitores, finalmente a Fiat resolveu reagir: Pretende adiantar o lançamento do Pálio 2012 todo renovado para Maio deste ano. O siena deve vir até Agosto.
Não entendo como uma montadora com a Fiat deixou a situação chegar a este ponto: Fiat Palio, que já esteve perto do primeiro lugar, está em nono lugar no ranking de vendas no mês de Fevereiro. As revistas especializadas dizem que a fiat não se preocupa muito com isto no momento, devido o sucesso de vendas do novo Uno, mas não acho que isto seja verdade. Somente porque um modelo faz muito sucesso, a montadora não deveria deixar outro cair tanto em vendas e ficar em uma posição tão ruim no ranking, principalmente quando se trata do Fiat Palio, que já foi o produto mais importante da Fiat em termos de vendas.
Bom, vamos falar um pouco do modelo e a nova fase.
Totalmente remodelado, o modelo parece com o Punto, ou seja, seria o "irmão mais novo", Hatch pequeno, com as mesmas características, moderno e com jeito de Uno no interior. Os detalhes ainda não temos, mas o porta malas dever suportar um maior volume e o espaço interno ganhar mais algum conforto, principalmente aos ocupantes que viajam atrás.
O novo entre-eixos baterá de longe o espaço oferecido pelo concorrente GOL.
O Painel, como antecipamos na foto, será muito parecido com o Uno, mas com volante mais bem acabado, quatro grandes mostradores seguindo mais a tendência do painel do Punto. As saídas de ar finalmente estarão acima do som, com difusores giratórios. Os botões de ar condicionado serão emborrachados (o acabamento da fiat continua superior aos dos concorrentes). As versões mais caras terão ar condicionado digital.
Os motores serão os novos e.torq 1.6 e 1.8 16v. Este último deve equipar a versão topo-de-linha sporting. Motores já testados e aprovados pela maioria das revistas especializadas e também pelos consumidores.
Com a chegada do novo modelo, a versão anterior deve receber leve reestilização e ocupar o lugar da versão fire, que digamos, está totalmente desatualizado (interior de segunda geração e exterior de terceira geração). Assim a fiat pretende, além de retomar as vendas do modelo, se prepar para a "invasão chinesa" de modelos com ótimo custo-benefício, completos com preço abaixo da concorrência.

segunda-feira, 25 de julho de 2011





Saiu hoje no Jornal Motor, do Jornal A Tribuna de Santos/SP, uma matéria sobre o New Brasa, fica um toque para o pessoal da baixada santista dar uma conferida. Também agradeço a redação do jornal pela oportunidade e pela bela matéria.


 Uma variação interessante para o médio japones...


Oba, mais uma pra coleção !! Gasta menos ter na prateleita do que na garagem, rs.

Queria dar uns pitacos no Cobalt, mas como ainda é concept vou esperar a chegada do modelo de produção, mas pintou a curiosidade de ver como ficaria sua versão hatch ou quase um Notchback (gosto mais de traseiras assim), o que fiz ainda está com cara de concept, mas só por curiosidade, já que o sedan entraria no lugar do Astra sedan, seria mais ou menos assim o substituto para o Astra hatch? Mistério...


O último integrante da família, e o mais nervosinho...



Saiu uma boa reportagem na revista Super Chevy número 19 sobre este cara que vos escreve, com direito a entrevista, foto e alguns modelos clássicos que criei, só Chevrolet, claro. A história do aniversário do Camaro também está legal, para quem é chevy maníaco essa revista é um prato cheio. 
Agradeço a redação da Super Chevy pela matéria e pela oportunidade.



Artistas de julho, o mês passou tão  rápido que já estamos no futuro, esse é o tema do mês, carro do ano 2025,  a homenagem do  tema principal é o futurista Moonbeam do Claudio Fatara, e para o tema livre o Jaguar XJ 220 do Victor Braga e Bravo, um carro à frente de seu tempo, rs...



Mais um integrante da família, a perua Variant...


Um reboot de um dos carros mais populares do país, o New Brasa...


 O VW 1600 ou popularmente "Zé do Caixão" é o primeiro dos vários lançamentos deste mês, que inclui o resto da família....



 
Olha eu mais uma vez mexendo com a Renault, dessa vez um acerto na frente do Duster (que já foi apresentado em sua forma definitiva para o Brasil), padronizei na identidade como fiz no Fluence, e tive que modificar a forma do capô que ficou mais baixo no meio e avançou sobre a grade e desta ficou só a metade isolando o logo, os  faróis ficaram mais arredondados e invadindo um pouco mais a lateral mudando o recorte do parachoque e tirei aquele vinco lateral em forma de onda, não gosto daquilo, enfim, tentei deixá-lo com um ar mais sofisticado, pouca coisa, mas ficou legal.


Carros imponentes e elegantes, os preferidos de empresários bem sucedidos, também são ótimos para longas viagens, estes são os sedans executivos, o tema desse mês. Acima a homenagem do mês vai para os trabalhos dos irmãos Kleber e Lucas Pinho da Silva...


O Fluence é um carro interessante, porém sempre achei a sua frente um pouco simplória na região da grade e parachoque, fica aí uma sugestão para um futuro face-lift. E tenho dito !

Seria este o compacto da Ford feito na base do Gol se a Autolatina não tivesse terminado? Eis o Ford Festiva...


Seguindo na contramão dos modelos coupés, este Mustang Fordor (Four Door) até que ficou bem elegante, se cuida Panamera!

Corcel 3, Belina, Del Rey e Pampa 2010 vêm aí!

Corcel 3, Belina, Del Rey e Pampa 2010 vêm aí!



corcel3
Uma grande notícia teria vazado para alguns fóruns e comunidades brasileiros! Numa tentativa para enfrentar a crise, há rumores de que a Ford do Brasil estaria preparando um revival de carros que marcaram época nas décadas de 70 e 80. Carros que têm seus nomes devidamente marcados na memória dos brasileiros.
Trata-se de uma jogada de marketing esperta, algo para fazer nos lembrarmos dos bons tempos: o relançamento do Corcel, do Del Rey, da Belina e da picape Pampa, agora com visual renovado e adaptado aos nossos tempos! Realidade ou ficção?
Pois é, infelizmente é apenas ficção. Embora os carros tenham ficado “estilosos” e seu design seja convincente, tudo não passa da criação do brilhante “Irmão do Décio“. O blog do cara, aliás, tem outras criações maravilhosas do designer, como a proposta da nova Veraneio (absolutamente linda) ou do novo Galaxie 500. Vale a pena conferir, dá para sonhar muito por lá.
Só esperamos que as montadoras não sejam chatas como a Ferrari foi no caso da moto com motor V4 e deixem o cara exercitar seu talento artístico. Espero que entendam que o que ele faz é, ainda por cima, reforçar a marca de modelos que já foram muito queridos, até mesmo facilitando um relançamento.