terça-feira, 17 de setembro de 2013

Audi produzirá A3 Sedan e Q3 em fábrica do Paraná a partir de 2015


 Audi produzirá A3 Sedan e Q3 em fábrica do Paraná a partir de 2015

A fabricante de veículos de luxo Audi anunciou nesta terça-feira (17) que passará a produzir os modelos A3 Sedan e Q3 na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba . O investimento previsto até 2016, de acordo com a empresa, será de R$ 500 milhões.
O A3 sedan será lançado no final de 2015 e o utilitário esportivo Q3, no início de 2016. A partir 2018, a fábrica estima que venderá 30 mil carros ao ano, incluindo os importados e os fabricados no Brasil. 

O anúncio foi feito após reunião do presidente mundial da Audi AG, Rupert Stadler, com a presidente Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, em Brasília. No entanto, o G1 adintou os planos da montadora durante o Salão de Frankfurt , quando Ulrich Hackenberg, novo membro do Board for Technical Development da Audi, afirmou que o A3 teria produção brasileira. No dia seguinte, no salão, o presidente e CEO da montadora no Brasil, Jörg Hofmann, desconversou, masdeu indícios da confirmação da fábrica no país .

Em entrevista após a reunião, Stadler disse que a situação econômica estável do Brasil e as “perspectivas de crescimento da economia e do poder aquisitivo da classe média” levam a crer que haverá mercado para consumir mais carros de luxo no futuro. 
 

Audi prevê crescimento de 170% do mercado de carros de luxo no Brasil até 2020.
“O mercado de veículos de luxo no Brasil ainda é bastante pequeno, mas a Audi acredita que vai crescer enormemente nos próximos anos com as mudanças sociais do Brasil”, declarou. 

De acordo com o vice-presidente mundial da Audi AG, Bernd Marten, a empresa prevê crescimento de 170% do mercado de carros de luxo no Brasil até 2020.

Stadler disse ainda que Dilma mostrou “grande interesse pelas atividades da Audi” no Brasil e demonstrou “bom conhecimento” na área de tecnologia. A empresa, afirmou, “vê o mercado brasileiro como bastante promissor. Espero que a economia brasileira continue crescendo como vem crescendo”.
Quem confirmou primeiramente a instalação da produção em São José dos Pinhais x foi o Governo do Paraná. A negociação entre governo e montadora durou seis meses, e deverá proporcionar a produção dos modelos A3 (compacto) e Q3 (SUV). A estimativa é de que a fábrica produza 26 mil veículos por ano, quando atingir o pleno funcionamento.
Segundo o governo do Paraná , um protocolo entre o estado e a empresa foi assinado no dia 21 de agosto, enquadrando a Audi no programa de incentivos Paraná Competitivo. A montadora também obteve benefícios concedidos pelo governo federal.
A adesão ao Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), que concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que investirem no país, foi  assinada às 11h desta terça-feira.
Volks 
Os mesmos benefícios concedidos à Audi pelo Governo do Paraná também foram oferecidos à Volkswagen . De acordo com uma fonte da gestão estadual, até sexta-feira (27) um executivo da montadora deve vir ao Brasil para formalizar o acordo, que prevê um investimento de R$ 700 milhões para a produção do novo modelo do Golf . A linha também ficará em São José dos Pinhais.

Por meio do programa Paraná Competitivo, o estado oferece dilação do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e desburocratização para trâmites de embarque e desembarque no Porto de Paranaguá, no litoral do estado. A questão do ICMS será atrelada aos valores concretos de investimento e à geração de emprego.
Fonte G1