sexta-feira, 28 de março de 2014

Novo Toyota Corolla 2015

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 
O Toyota Corolla foi o líder do segmento (sedãs médios) em sete dos últimos dez anos, e chega às concessionárias da marca em quatro versões e preços:
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla Gli 1.8 com transmissão manual de seis velocidades (R$ 66.570 reais);
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla GLi 1.8 com transmissão Multidrive (automático) que simula sete velocidades (R$ 69.990);
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática 
Corolla XEi 2.0 Automático (R$ 79.990 )
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática 
Corolla Altis 2.0 Automático (R$ 92.990) - estas sempre com o motor 2.0 de 153 cv e transmissão Multidrive com possibilidade de troca de marchas por meio de borboletas atrás do volante.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O propulsor 1.8L Dual VVT-i rende 139 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 144 cv usando etanol. Já o motor 2.0 oferece 143 cavalos de potência com gasolina, e chega a 154 com etanol.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Todos os motores do Corolla 2015 são equipados com sistema de partida a frio que dispensa o tanque de combustível auxiliar.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O conjunto de aperfeiçoamentos dinâmicos aplicados ao Novo Corolla 2015 deixou o veículo 15% mais rápido na versão 2.0 nos testes de aceleração, e 27% mais ágil nos testes de retomada de velocidade. Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO são os seguintes:

Motor
Transmissão
Gasolina (km/l)
Etanol (km/l)
Cidade
Estrada
Cidade
Estrada
2.0
Multi-Drive (Automático)
10.6
12.6
7.2
8.7
1.8
Multi-Drive (Automático)
11.4
13.2
7.8
9.2
1.8
MT (Manual)
10.7
13.2
7.4
9.1


Os gráficos a seguir colocam em perspectiva o consumo das duas motorizações do Corolla frente a seus principais concorrentes. Primeiro temos o comparativo de consumo em cidade, com etanol e gasolina.

Como se pode observar, o Corolla, tanto o 1.8 quanto o 2.0, são os mais econômicos, segundo o INMETRO, com gasolina. Com álcool há uma empate com o Civic LXS 1.8 AT, mas o Corolla continua a a ser mais eficiente que todos os demais sedãs médios do mercado.


No caso do consumo em estrada, a vantagem do modelo da Toyota já não se mantém, mas ainda assim ele fica bem posicionado.

Honda Civic 2.0 x Corolla 2.0 2015 - consumo

O sedã médio mais econômico é o Civic 1.8 AT, seguido do Corolla 1.8 CVT, em segundo lugar.

Honda Civic 2.0 x Corolla 2.0 2015 - consumo

Já o Corolla 2.0 fica atrás do Focus e do Civic 2.0.

Design

O estilo do Novo Corolla 2015 reflete as novas diretrizes de identidade visual aplicadas aos veículos da marca.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Há novidades nas linhas da dianteira, lateral e traseira - mesclando formas côncavas e convexas, sendo que na dianteira fica como destaque os grandes faróis integrados ao para-lama, enquanto o capô conta com vincos acentuados no centro e nas laterais.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
A traseira traz formas que se unem e harmonizam-se com as laterais e lanternas - propiciando um visual mais esportivo que as versões anteriores do Corolla.

Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
As rodas de 16 polegadas são novas, e nas versões XEi e Altis são as mesmas, com design diferenciado.

Interior

A Toyota dotou o Corolla 2015 com um interior mais sofisticado, requintado e moderno.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Entretanto, a novidade é o aumento de 10 cm na distância entre-eixos, associado com a realocação das caixas de rodas e o túnel central plano, resultaram em um grande aumento de espaço interno, sobretudo na traseira.

Novo Corolla Gli 1.8 2015 - interior
Novo Corolla Gli 1.8 2015 - interior - detalhe dos bancos revestidos em tecido cinza
Os bancos contam com novos revestimentos em todas as versões: tecido na GLi, couro cinza na XEi e couro bege na Altis.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior
O banco do motorista, que na versão Altis conta com ajustes elétricos, teve configurações de altura e profundidade ampliados para melhorar a posição de dirigir.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A posição de dirigir está diferente, graças à direção 8% mais direta e ao novo posicionamento do volante - mais esportivo.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior em, couro bege
A suspensão tem nova calibragem, que procura compatibilizar conforto e esportividade. Além disso, a Toyota afirma que o ruído interno foi reduzido.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - cluster de instrumentos das versões XEi e Altis (detalhe do visor central de TFT)
O painel de instrumentos é de dois tipos. No Gli temos ar-condicionado manual e instrumentos analógicos, enquanto na XEi e Altis temos uma mescla de instrumentos analógicos e digitais, e ar-condicionado com comando automático.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do console central
O Gli tem um painel uma zona central com um sistema de áudio convencional com conectvidade Bluetooth, enquanto as versões XEi e Altis contam com um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6.1" e sistema de navegação integrado.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do sistema multimídia com tela de 6,1" e GPS
Esse sistema reúne todas as informações do carro, incluindo o controle digital do ar-condicionado.

Novo Toyota Corollla 2015 - Gli 1.8 Automática - interior
Novo Toyota Corollla 2015 - Gli 1.8 Automática - interior
O Novo Corolla 2015 conta em todas as versões com ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, volante multifuncional, entre outros itens.

Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática - interior
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática - interior
O pacote XEi traz ar-condicionado automático, computador de bordo com mais funções, todos os vidros com acionamento elétrico one-touch, bancos traseiros bi-partidos com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.

Novo Corolla 2015 - sistema multimídia com GPS e TV Digital - versões XEi e Altis
Novo Corolla 2015 - sistema multimídia com GPS e TV Digital - versões XEi e Altis
Como opcional há o sistema multimídia com câmera de ré e sistema de vídeo com reprodutor de DVD e sintonizador de TV Digital.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A versão topo de linha, Altis, traz luzes auxiliares em LED, sistema de entrada por chave presencial e acionamento do motor por meio de botão start, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletroretráteis, acendimento automático dos faróis, entre outros itens.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
No quesito segurança, o Novo Corolla traz de série 5 airbags nas versões Gli e XEi, travamento automático das quatro portas a 20 Km/h e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Corolla Altis vem com dois airbags a mais, além do motorista, passageiro e joelhos, também o do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

Comparativo 

O Novo Corolla XEi 2.0 Automático, com preço de R$ 79.990 reais, é o modelo apontado pela montadora como provável mais vendido na linha. Nessa faixa de preço ele enfrentará concorrentes importados e nacionais, que relacionamentos a seguir.

Preço


A dimensão preço certamente não é mais favorável ao Corolla, visto que ele custa mais que seus principais concorrentes. O campeão nesse quesito (preço) é o Nissan Sentra SL 2.0 CVT, que, por R$ 73.490 reais, é cerca de R$ 6.000 reais mais barato que o Corolla XEi 2.0, e ainda oferece itens adicionais, como teto-solar, chave presencial, entre outros itens.

Nissan Sentra SV 2.0 Automático x Corolla XEi 2.0 Automático

O problema do Sentra 2.0 SL é o desempenho - o modelo mexicano apresenta números de aceleração de 0 a 100 Km/h e de retomadas similares ao reconhecidamente lento Cruze LTZ 1.8 Automático.

Nissan Sentra SV 2.0 Automático x Corolla XEi 2.0 Automático - interior
Nissan Sentra 2.0 SL - interior
Volume do porta-malas

O volume do porta-malas é uma variável importante na escolha em carros familiares como é o caso do Corolla. O gráfico abaixo mostra a comparação do sedã da Toyota contra seus principais concorrentes.


Nesse aspecto o vencedor é o Renault Fluence, com volume de porta-malas de 530 litros.

Toyota Corolla 2015 x Renault Fluence - comparativo

O Fluence Privilège 2.0 tem preço de R$ 79.490 reais, e tem como vantagem o fato de contar com seis airbags em todas as versões.

Toyota Corolla 2015 x Renault Fluence - comparativo - interior
Renault Fluence Privilège - interior
O problema do sedã da Renault é o seu visual já cansado - que sofrerá uma reformulação no final do ano.

Desempenho - VW Jetta TSI

Quando se analista a questão de performance, o Corolla XEi 2.0 tem um desempenho melhor que seus concorrentes equipados com motores aspirados e flex, mas perde para os sedãs importados com motores turbinados, como o Jetta TSI (único com mais de 200 cavalos) e Citroen C4 Lounge e Peugeot 408 dotados de motor 1.6 Turbo.



Os números acima foram aferidos pelo Folha de São Paulo (veja aqui), e evidenciam a superioridade do Jetta nesse ponto, resultado de seu conjunto mecânico composto por um motor 2.0 Turbo de 211 cavalos associados com uma transmissão automática DSG.

Volkswagen Jetta TSI 2.0 x Corolla 2.0 2015

O problema do Jetta é o preço, já que a versão TSI turbo sai de R$ 92.890 reais, sem contar com GPS - item de série no Corolla XEi 2.0.

Volkswagen Jetta TSI 2.0 x Corolla 2.0 2015 - interior
VW Jetta TSI - interior
Caso se equipe do Jetta com o sistema multimídia e navegação, seu preço sobe para mais de R$ 95.000, colocando-o acima do Corolla Altis. Além disso, o Jetta está em vias de receber uma reestilização.

Custo x benefício

Apesar do Nissan Sentra se apresentar com melhor preço do segmento, o Ford Focus SE Plus 2.0 Powersfhift, com preço de R$ 78.790 reais, contempla um conjunto de qualidades que o fazem interessante. Em termos de desempenho, ele é o único aspirado que apresenta melhores prestações que o Corolla.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus

Além disso, sua lista de itens de série é similar ao Corolla.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus - interior
Novo Focus Sedan - painel
Os pontos fracos do Focus perante o Corolla são basicamente dois: espaço interno, onde o modelo da Ford tem menor porta-malas e pouco espaço para os ocupantes traseiros (em virtude de bancos muito grandes na dianteira.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus - espaço interior
Novo Focus Sedan - espaço traseiro
Além disso, a qualidade da montagem das peças do Focus não está no mesmo nível do Corolla.

Conclusão

O Corolla está bem posicionado para a disputa do segmento de sedãs médios, que absorveu cerca de 180 mil veículos em 2013. Suas armas são a regularidade: ele se destaca em consumo perante seus concorrentes, mas fica na média em termos de performance e de custo x benefício, sobretudo nas versões intermediárias.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Novo Corolla 2015 já está à venda em todas as concessionárias autorizadas da Toyota do Brasil com atributos suficientes para permitir à gigante nipônica recuperar a liderança do mercado - perdida para o Honda Civic em 2013.

FONTE:CARBLOG

sexta-feira, 7 de março de 2014

Os carros que chegam ao Brasil em 2014



Atualmente o quarto maior mercado de carros no mundo, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas em 2013, o Brasil se torna interessante para qualquer fabricante, por isso todos os anos acompanhamos uma verdadeira enxurrada de novos produtos.
No ano passado, o foco dos lançamentos ficou nos veículos populares e segmentos intermediários, com estreias de modelos que já iniciaram suas trajetórias obtendo sucesso de vendas e crítica, como os novos Chevrolet Prisma, Renault Logan, Hyundai HB20S, Ford New Fiesta nacional, VW Golf VII, entre tantos outros.

A oferta de novos veículos até certo ponto acessíveis em 2014, porém, será menor. Com tantos carros populares lançados em 2013, além da renovação de outros, quase não sobrou novidades para este ano. Os motivos são variados e vão desde a Copa do Mundo no Brasil, que vai “sugar” verbas de publicidade das montadoras, e uma espécie de período de “estiagem”, uma vez que diversas montadoras iniciaram importantes investimentos no País justamente para lançar mais produtos e tecnologias mais adiante.



VW up! decreta o fim do popular “pelado”
O brasileiro não quer mais carros “pelados”. Veículos sem ar condicionado, rádio com conexão Bluetooth, bancos com regulagens, além de itens triviais como conta-giros e desembaçador do vidro traseiro, não têm mais chance no mercado nacional. É preciso um algo a mais nos carros e isso já está acontecendo.
O up!, o compacto global da Volkswagen, é o carro que chega para acabar com os carros  “pé de boi”. Com uma plataforma moderna e segura, o carrinho deverá ter recursos para agradar a geração Y, que precisa estar conectada à internet até quando dirige. Com lançamento programado para fevereiro, o modelo da VW será o abre-alas do mercado automotivo em 2014.
Também seguindo uma proposta parecida com a do up!, o novo Renault Sandero promete agradar tanto quanto o Logan 2014, que segue as mesmas especificações de atualização. O visual está mais atraente, assim como o acabamento interno, e o veículo vai adotar uma interessante central multimídia com GPS. O modelo francês deve estrear ainda no primeiro semestre deste ano.
Já a Ford prepara a nova geração do Ka, que agora é carro global. O modelo, que será totalmente repaginado comparado ao modelo atual, deve estrear ainda no primeiro semestre.


Mais um “anti-EcoSport”
A Peugeot ainda não bateu o martelo, mas é possível que neste ano chegue ao País o 2008, a variação SUV do 208. Com visual arrojado e interior bem construído, o modelo, como todo carro da marca francesa, vai conquistar pelo charme do design. A parte mecânica deve ser a mesma do compacto, com bloco 1.6 flex. Seu lançamento é aguardado para os últimos meses de 2014.
Também teremos um “EcoSport” de luxo no mercado, o Mercedes-Benz GLA. Primeiro SUV compacto da marca alemã, o modelo é muito parecido com o Classe A nas partes mecânicas e de acabamento interno, mas vai se diferenciar pela suspensão mais alta e a tração integral, que dará ao veículo alguma capacidade off-road. Interessados no carro terão de esperar até o segundo semestre para comprar o carro.
O Porsche Macan, o “baby Cayenne”, também é outro SUV interessante que chegará ao Brasil em 2014 (a marca ainda não revela a data de lançamento). O veículo será o modelo mais acessível da marca e certamente deverá atingir novos consumidores.

Ataque asiático
A turma do oriente também prepara boas novidades para o mercado brasileiro. A Honda terá o novo Fit e City reestilizado e há também boatos sobre a possibilidade de lançar o Civic na versão esportiva Si e até híbrido, ao passo que a Toyota se prepara para avançar uma geração com o Corolla. Já a Nissan vai nacionalizar os modelos March e Versa e também poderá lançar o monovolume Note até o final do ano, importado do México.
Esse também desembarca no País a Infiniti, a divisão de luxo da Nissan. O primeiro produto no mercado será o sedã Q50, previsto para o segundo semestre.
Da Coreia do Sul vem a nova geração do Kia Soul e também o luxuoso sedã Quoris, rival do novo Hyundai Genesis, que também será lançado no Brasil. 


Mas neste ano, a principal fonte de lançamentos asiáticos é da China. Está programada a estreia de duas novas marcas, a Geely e a Zotye, além de uma série de lançamentos da JAC Motors, Chery e Lifan, que vai lançar, por exemplo, o compacto 330, a nova geração do “clone” do Mini Cooper.


Luxo, luxo, luxo!
O segmento de luxo vai ter boas novidades em 2014. Além do Macan, já citado, devem pintar no Brasil máquinas como o Lamborghini Aventador Roadster e a nova Ferrari LaFerrari. Também estão confirmados as estreias do Audi A3 Sedan e o poderoso RS7, além dos novos BMW Série 2, Série 4, X5 e até o elétrico i3. A Mercedes-Benz também tem um “pacotão” para o mercado nacional, que contém os modelos CLA e GLA e a nova geração do sedã Classe C.
Como se vê, mais uma vez não vai faltar carro novo no Brasil, não importa o gosto ou bolso do consumidor.