quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo Santana 2014: lançamento em 2013 e preço de R$ 40.000 reais


A Volkswagen do Brasil lançará o Novo Santana 2014 no último trimestre de 2013 com preço ao redor de R$ 40.000 reais para a versão de entrada.

Novo Santana 2014

O Novo Santana disputará, no Brasil, o segmento de mercado de sedãs esticados, ou seja, carroscomo o Nissan Versa e o Chevrolet Cobalt.

Novo Santana 2014

Segundo os testes que estão sendo feitos por diversas publicações, o carro apresenta suspensão com ajuste que privilegia o conforto, mantendo o esquema McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira.

Novo Santana 2014

O motor do Santana brasileiro será o 1.6 EA 211, podendo ser acoplado com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis. Ainda segundo os testes, o Santana 1.6L automático ressente-se de um motor mais potente, sobretudo em subidas de serra - efeito que é parcialmente minimizado pela opção "S" de condução. O consumo médio de combustível na estrada ficou em 10 Km/l (dado do computador de bordo).

Novo Santana 2014 - interior

O Santana 2014 tem um entre-eixos de 2,60 metros - o que contribui para um bom espaço interno e para deixar o porta-malas com 480 litros de capacidade volumétrica (20 a mais que o Nissan Versa e 83 litros menor que o Cobalt).

Novo Santana 2014 Automático - interior

O carro foi desenvolvido na Alemanha com a colaboração de designers brasileiros e chineses, sendo o primeiro carro a adotar a nova plataforma A-Entry da Volkswagen, destinada aos novos carros de entrada da Volkswagen do Brasil.

Novo Santana 2014 - interior

O projeto do carro, apesar de muito focado no baixo custo, revela essencialmente um Volkswagen, com linhas que lembram bastante o Jetta - o que não é surpresa, visto que uma das metas estabelecidas pela VW foi a de criar um Jetta pela metade do preço.

Interior

O interior do Novo Santana mostra um acabamento interno caprichado, superior, inclusive, ao carro que ele vai aposentar no Brasil, que é o Polo Sedã, adotando volante, painel, comandos de ar-condicionado de outros carros da marca - favorecendo a escala e reduzindo os custos.

Fotos do interior do Santana 2014 - versão básica

Novo Santana 2014 - interior

Novo Santana 2014 - interior

Novo Santana 2014 - interior - painel

Fotos do Santana 2014 - externas - versão básica

Novo Santana 2014 - versão básica

Novo Santana 2014 - versão básica

Conclusão

O Novo Santana 2014, com o preço na casa dos R$ 40.000 reais, ressuscita o nome familiar ao brasileiro como carro de luxo para disputar um segmento de mercado menos sofisticado. 

Novo Santana 2014 - versão básica

Entretanto, suas características em termos de estilo, acabamento interno e mecânica evidenciam que a montadora alemã não quer ser coadjuvante no segmento - trata-se de um carro com credenciais para liderar esse segmento de mercado no Brasil.

Um comentário:

  1. Já tive dois Santanas. Um era o Quantum. É um carro muito bom. E este novo modelo ficou show. Parabéns.

    ResponderExcluir