quarta-feira, 7 de março de 2012

Honda Civic sai por preços a partir de R$ 69,7 mil


Modelo topo de linha tem preço sugerido de R$ 85,9 mil.
Sedã está na nona geração e ganhou mais equipamentos

A Honda divulgou nesta quinta-feira (1º) os preços da nona geração do Civic, apresentado para a imprensa especializada na semana passada, quando foi avaliado pelo G1. A versão básica sai por a partir de R$ 69,7 mil e a topo de linha, por R$ 85,9 mil. De acordo com a montadora, a opção de entrada teve aumento de 3,5% em relação ao preço da oitava geração, já a mais requintada sofreu reajuste de para cima de 0,98%.
Confira os preços sugeridos em todas as versões
Honda Civic LXS MT Flex: R$ 69.700
Honda Civic LXS AT Flex: R$ 72.900
Honda Civic LXL MT Flex: R$ 72.700
Honda Civic LXL AT Flex: R$ 75.900
Honda Civic EXS AT Flex: R$ 85.900
honda civic 2012 (Foto: Rodrigo Mora/G1)

Produto global, o Civic é o mesmo pra todo mundo. Mas há algumas diferenças estéticas no modelo nacional, como para-choque dianteiro, bem mais esportivo; os faróis, de lentes mais refinadas; e detalhes mínimos no para-choque traseiro.
Um dos lançamentos mais esperados do ano, o Civic era prevista para julho passado, mas a culpa do atraso não é da montadora japonesa. Primeiro foram os desastres naturais no Japão, ocorridos em março, que adiaram o lançamento do sedã. Superado o contratempo, as recentes enchentes na Tailândia jogaram a chegada dele para a segunda quinzena de janeiro. Tudo por conta das dificuldades enfrentadas pelos fornecedores. Por isso, a demora para divulgar os valores.
Internamente, o painel continua com dois andares, mas está maior. Tudo para abrigar mais informações, como o indicador do ECON e o intelligent Multi-Information Display (iMID) – o outrora sedã menos equipado da categoria agora tem até tela de LCD de 5 polegadas.
As dimensões também mudaram, deixando o Civic mais comprido e mais curto no entre-eixos. O primeiro recurso foi bom para o porta-malas, que passou de ruins 340 litros para bons 449 litros.

Primeiras impressões: Honda Civic 2012

Modelo evolui no porta-malas e em equipamentos; preço ainda não saiu.
Reestilização da traseira, com refletores, tem gosto duvidoso.

Um dos lançamentos mais esperados do ano, a nona geração do Honda Civic foi apresentada nesta quinta-feira (24), em São Paulo. Ela era prevista para julho passado, mas a culpa do atraso não é da montadora japonesa. Primeiro foram os desastres naturais no Japão, ocorridos em março, que adiaram o lançamento do sedã. Superado o contratempo, as recentes enchentes na Tailândia jogaram a chegada dele para a segunda quinzena de janeiro. Tudo por conta das dificuldades enfrentadas pelos fornecedores.
honda civic 2012 (Foto: Rodrigo Mora/G1)
As postergações também levaram a Honda a não definir, ainda, um preço para o novo Civic. Executivos da marca dizem que a versão intermediária, LXL, deve continuar em R$ 67.340, preço do atual modelo. Já as configurações das pontas, LXS (básica) e EXS (topo), provavelmente terão uma variação de 1%, para mais ou para menos. Os valores serão confirmados (e revelados) nos próximos dias, diz a montadora. Os testes em concessionárias começam só no ano que vem.
Brasil x Mundo
Produto global, o Civic é o mesmo pra todo mundo. Mas há algumas diferenças estéticas no modelo nacional. Basicamente, mudam: o para-choque dianteiro, bem mais esportivo; os faróis, de lentes mais refinadas; e detalhes mínimos no para-choque traseiro. Até aqui, estamos à frente do modelo norte-americano, que é um tanto insosso. O único problema talvez seja o aplique refletor que invade a tampa do porta-malas, dando uma seriedade exagerada à traseira do veículo.
concorrentes honda civic 2012 (Foto: Divulgação)
Internamente, o que foi de grande ousadia no lançamento da oitava geração, em 2006, ganhou volume. O painel continua com dois andares, mas está maior. Tudo para abrigar mais informações, como o indicador do ECON e o intelligent Multi-Information Display (iMID) – o outrora sedã menos equipado da categoria agora tem até tela de LCD de 5 polegadas.
As dimensões também mudaram, deixando o Civic mais comprido e mais curto no entre-eixos. O primeiro recurso foi bom para o porta-malas, que passou de ruins 340 litros para bons 449 litros. Agora sim o Civic tem porta-malas de sedã.
honda civic 2012 (Foto: Rodrigo Mora/G1)
ConsumoUma das queixas em relação ao atual modelo é o consumo. O novo Civic, para se redimir, traz o sistema Econ: basta apertar um botão à esquerda do volante e o funcionamento do motor muda, imperceptivelmente, priorizando o consumo. Basicamente, a borboleta do acelerador, com o Econ ligado, abre gradativamente, deixando o controle de injeção de combustível mais comedido.
Também há aperfeiçoamentos no motor, que tem torque disponível mais abundantemente em baixas rotações, e no câmbio, que ficou mais curto nas 1ª e 2ª marchas.
honda civic 2012 (Foto: Divulgação)
Além de mais estável, está sensivelmente mais macio, absorvendo melhor as irregularidades do piso. E o desempenho continua adequado às intenções de um sedã médio.Mais estável, menos esportivoÉ preciso ficar claro que o novo Civic não é apenas uma reestilização do atual modelo. Trata-se de um carro distinto. Segundo a Honda, 95% das peças foram trocadas. Além das evoluções no motor e no câmbio, mexeu-se também na plataforma. Graças a um sub-chassi (quem sustenta a suspensão dianteira) mais flexível, há mais estabilidade. E não é papo de engenheiro: numa pista fechada, o novo Civic contornou curvas mais “pregado” ao chão e com os pneus reclamando bem menos que o modelo atual, lá também presente para comparações.
honda civic 2012 (Foto: Divulgação)Painel de dois andares ficou maior, com mais equipamentos (O novo Civic é mais carro que o atual. Reclamavam da falta de equipamentos, e a Honda incrementou o sedã de equipamentos. Reclamavam do porta-malas pequeno, e lá foi a montadora ampliar seu espaço. Reclamavam das saídas de frente em curvas mais ousadas, e agora é preciso exagerar para tirar o carro de sua trajetória. Até GPS, que a versão atual nunca sonhou ter, essa tem.
Mas alguma coisa na sua essência se foi. O Civic continua um carro gostoso de guiar, mas não especial. O câmbio manual não é mais seco e preciso; é macio e preciso. A direção hidráulica era direta e tinha o peso ideal; a nova é elétrica, e diminui um pouco a comunicação entre motorista e carro. E o volante, que convidava qualquer um a dirigir, passou a ser apenas uma peça para movimentar o carro para um lado para o outro. Enquanto o atual é um carro mais visceral e de pretensões esportivas, esse é um ótimo sedã, mas levemente apimentado.
honda civic 2012 (Foto: Divulgação)Porta-malas passou de 340 para 449 litros (Foto: Divulgação)
É provável que a nona geração leve o modelo a retomar a liderança no segmento de sedãs médios – afinal, o atual campeão Corolla pouco fez para manter o trono, recebendo alterações discretíssimas, bem menores em quantidade e intensidade do que as que o Civic ganha agora. Mas o atual modelo certamente deixará saudades.

Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Uma novidade, pelos menos na versão sedã comercializada no Estados Unidos, é a oferta de teto solar.
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
O painel de dois andares permanece – a maior novidade é a presença de uma pequena tela de LCD na parte superior, ao lado direito do velocímetro.
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
Honda Civic 2012
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