quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hyundai HB 20 chega em setembro com preços começando em R$ 20


Hyundai HB 20 chega em setembro com preços começando em R$ 28.000


Hyundai do Brasil resolveu tentar pegar uma carona no frenesi que se criou em torno do lançamento doNovo Gol Reestilizado. Assim, liberou informações adicionais e as primeiras imagens oficiais do Novo Hyundai HB 20 - modelo hatch compacto que chega para brigar com ninguém menos que o Gol, e terá que enfrentar pesos pesados como Palio e novos competidores como o Toyota Etios.

Novo Hyundai HB 20 2013 - frente

O Hatch, cujo nome oficial é Hyundai HB 20 sairá da fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba-SP, a partir do dia 20 de setembro de 2012, com disponibilidade comercial no começo de outubro.


O Hyundai HB 20 terá motores 1.0 e 1.6, associado à caixas de transmissão manual ou, no caso do modelo 1.6L,  opcionalmente uma unidade automática. 

Novo Hyundai HB 20 2013 - lanterna traseira

Para concorrer com o Gol, a Hyunda situará os preços do novo Hyundai HB em R$ 28.000 para o modelo de entrada com motor 1.0L e R$ 32.000 reais para a versão com motor 1.6.

Novo Hyundai HB 20 2013 - perfil

Já o modelo equipado com câmbio automático terá preço da versão basica sugerido de R$ 39.000 reais. 

O modelo será oferecido inicialmente em carroceria hatch, mas será também oferecida um modelo sedan (em 2013) e uma versão aventureira. 

Novo Hyundai HB 20 2013

No que respeita os motores, o bloco 1.0L terá potência de 80 cv e toque de 10,2 kgfm quando abastecido com etanol. Já o modelo 1.6 16V terá potência de 128 cv com etanol e possui comando variável.

Hyundai HB 20 - imagem oficial

A transmissão automática que será usada na versão topo do Hyundai HB é a mesma que equipa hoje o Cerato, ou seja, uma unidade de  quatro marchas.

Hyundai HB 20 - lateral 

 A Hyundai do Brasil divulgou novos detalhes e informações do Hyundai HB 20. No que respeita às cores, o novo hatch compacto brasileiro poderá ser adquirido em azul, verde, vermelho, branco, vinho, prata e preto, e em duas versões de acabamento - GL GLS, sendo que o Hyundai HB 20 GL será equipado com o motor 1.0L Flex.

Hyundai HB 20

Como já informamos, o Hyundai HB será vendido em versões 1.0 e 1.6, sendo que o modelo 1.0 será equipado com rodas de 14" montadas em pneus 175/70. Já o modelo 1.6 usará rodas de 15 polegadas e pneus 185/60.


O motor 1.0 será Flex de 3 cilindros e 12 válvulas - basicamente o mesmo motor do Kia Picanto, que entrega 80 cavalos de potência e 10,2 kgfm de torque a 4.500 rpm (álcool). O motor 1.6 Flex DOHC de 16 válvulas terá potência de 130 cavalos e torque de 16,5 kgfm.


Para o motor 1.0 estará disponível uma caixa de transmissão mecânica de cinco marchas - que apresenta curso de engate curso e muita precisão nas trocas. Já o modelo 1.6L terá câmbio automático de quatro marchas.


O interior do Hyundai HB 20 agrada bastante, pois é uma arquitetura moderna, ostentando um quadro de instrumentos com computador de bordo ao centro. O volante não é tão sofisticado quanto o usado nos demais carros da marca, mas mesmo assim tem boa pega, e, dependendo da versão, contará com controles de som no volante. O ar condicionado é manual e o sistema de áudio conta com conectividade USB. A capacidade do porta-malas será de aproximadamente 300 litros - em torno de 10% superior à observada no Gol.


O Hyundai HB 20 disporá de vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para o vidro do motorista. Os bancos podem ter o ângulo do encosto alterado por meio de uma alavanca, e o assento pode ter sua altura ajustada por meio de um controle giratório. A variação de altura é de 12 cm na frente e 7 cm na parte de trás do banco.


O volante pode ser ajustado em altura e profundidade e a assistência hidráulica da direção apresenta-se muito bem calibrada - apesar que um sistema de assistência elétrica seria mais conveniente.


Um aspecto que chama a atenção é o espaço interno - bastante satisfatório especialmente no banco traseiro, onde mesmo pessoas com estatura elevada de 1,90 conseguem se acomodar com conforto e sem o risco de ficar com a cabeça batendo no teto.

 

O Hyundai HB 20 1.6 chega com facilidade aos 160 km/h e mostra-se bastante seguro graças aos freios ABS. O comportamento dinâmico do carro é exemplar, sendo que a suspensão tem uma calibragem muito parecida com a do Volkswagen Gol.


O Hyundai HB 20 1.6 manual apresenta-se com um motor muito esperto o que permite uma aceleração rápida, no que é auxiliado também pelo câmbio de engates curtos e precisos. Já o modelo equipado com câmbio automático tem basicamente o mesmo desenho externo e interno, diferencia-se apenas pela alavanca de câmbio.

Hyundai HB 20 1.0 Flex Branco

O sistema de engate do Hyundai GB 20 automático é similar ao usado no Hyundai I30 que conta com posicionamento diferenciado para cada marcha.  

HB20 será lançado pela Hyundai no Brasil para competir com Volkswagen Gol

O problema é que o uso de um câmbio de quatro marchas exigiu relações longas, o que acaba por tornar o modelo automático mais lento. As trocas, porém, são muito suaves - sobretudo quando comparado aos trancos observados em câmbios automatizados - i-Motion da VW e Dualogic da Fiat.


Já o Hyundai HB 20 1.0 notabiliza-se por dispor de um motor que, mesmo com apenas três cilindros, mostra funcionamento suave. Observa-se, porém, uma maior aspereza de funcionamento quando comparado ao do modelo 1.6. O desempenho está no nível dos demais carros do segmento.


Conclusão

O Hyundai HB 20 transmite uma sensação de solidez construtiva, e conta com bom acabamento e design bastante atraente - qualidade que associadas ao conjunto mecânico contemporâneo tem potencial para movimentar o mercado de entrada no Brasil.

É fato, também, que uma participação mais expressiva no mercado demandará as versões sedã (com desenho inspirado no Elantra) e utilitário compacto (que será apresentada no Salão do Automóvel de SP em outubro) - as quais estão previstas para chegar ao mercado em 2013.

Um comentário: