quinta-feira, 21 de março de 2013

Peugeot 2008 chega em 2014 ao Brasil


Fabricante divulgou as primeiras imagens e informações oficiais do crossover, que será vendido em todo o mundo e foi criado por designers de Paris, Xangai e São Paulo

 (Peugeot/Divulgação)

A versão de produção do crossover 2008, da Peugeot, já está pronta e as primeiras imagens oficiais foram divulgadas pela montadora nesta segunda-feira (07). O modelo será produzido e vendido no Brasil, assim como o hatch 208, que chega já em fevereiro.

De acordo com informações da própria Peugeot, o 2008 será fabricado inicialmente na França, em sua fábrica de Mulhouse, em seguida começa a produção na China (Wuhan) e depois em Porto Real (RJ). As vendas no Brasil devem começar no segundo semestre de 2014. 

O crossover feito a partir da plataforma do 208, foi criado pelas equipes de design da Peugeot situadas em Paris, Xangai e São Paulo. 

Conceito
Aqui no Brasil, o Peugeot 2008 concorrerá direto com Ford EcoSport e Renault Duster - modelos que custam hoje cerca de R$ 60 mil nas versões intermediarias - e foi mostrado ainda como conceito com motor 1.2, de 3 cilindros, turbo e injeção direta de combustível, que alcança os 110 cv. A montadora ainda não confirmou a motorização e as versões de acabamento para o modelo no mercado nacional.
 (Peugeot/Divulgação)


O Peugeot 2008 apareceu pela primeira vez durante o Salão de Pequim, em abril, como Urban Crossover Concept, mas a estreia oficial aconteceu durante o Salão de Paris, em outubro de 2012. Apesar da confirmação para sua chegada ao Brasil, o modelo não foi mostrado no último salão de São Paulo, também em outrubro, quando a francesa aproveitou para apresentar ao Brasil outros lançamentos importantes para a marca como o 208 e 308 THP.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Confirmado: Honda CR-V flex chega em abril


Modelo passará a utilizar o mesmo motor 2.0 litro bicombustível que equipa o Civic 2014


Foto

A Honda confirmou que começará a vender o CR-V com motor bicombustível a partir do final de abril. Importado do México, o crossover será comercializado na versão de entrada LX com tração dianteira e na configuraçao topo de linha EXL, dotada de sistema de tração integral.

O modelo compartilhará o bloco de 2.0 litros flex, que rende 150/155 cv (gasolina/etanol) com o Civic 2014. Além disso, o CR-V trará novidades como sistema de áudio com Bluetooth, alarme ultrasônico e tanque de combustível maior. O reservatório passou dos atuais 57 litros para 71.

Uma variante de tração dianteira da versao EXL será oferecida até o final do ano. Os preços serão divulgados com a proximidade do lançamento. 








quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo Santana 2014: lançamento em 2013 e preço de R$ 40.000 reais


A Volkswagen do Brasil lançará o Novo Santana 2014 no último trimestre de 2013 com preço ao redor de R$ 40.000 reais para a versão de entrada.

Novo Santana 2014

O Novo Santana disputará, no Brasil, o segmento de mercado de sedãs esticados, ou seja, carroscomo o Nissan Versa e o Chevrolet Cobalt.

Novo Santana 2014

Segundo os testes que estão sendo feitos por diversas publicações, o carro apresenta suspensão com ajuste que privilegia o conforto, mantendo o esquema McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira.

Novo Santana 2014

O motor do Santana brasileiro será o 1.6 EA 211, podendo ser acoplado com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis. Ainda segundo os testes, o Santana 1.6L automático ressente-se de um motor mais potente, sobretudo em subidas de serra - efeito que é parcialmente minimizado pela opção "S" de condução. O consumo médio de combustível na estrada ficou em 10 Km/l (dado do computador de bordo).

Novo Santana 2014 - interior

O Santana 2014 tem um entre-eixos de 2,60 metros - o que contribui para um bom espaço interno e para deixar o porta-malas com 480 litros de capacidade volumétrica (20 a mais que o Nissan Versa e 83 litros menor que o Cobalt).

Novo Santana 2014 Automático - interior

O carro foi desenvolvido na Alemanha com a colaboração de designers brasileiros e chineses, sendo o primeiro carro a adotar a nova plataforma A-Entry da Volkswagen, destinada aos novos carros de entrada da Volkswagen do Brasil.

Novo Santana 2014 - interior

O projeto do carro, apesar de muito focado no baixo custo, revela essencialmente um Volkswagen, com linhas que lembram bastante o Jetta - o que não é surpresa, visto que uma das metas estabelecidas pela VW foi a de criar um Jetta pela metade do preço.

Interior

O interior do Novo Santana mostra um acabamento interno caprichado, superior, inclusive, ao carro que ele vai aposentar no Brasil, que é o Polo Sedã, adotando volante, painel, comandos de ar-condicionado de outros carros da marca - favorecendo a escala e reduzindo os custos.

Fotos do interior do Santana 2014 - versão básica

Novo Santana 2014 - interior

Novo Santana 2014 - interior

Novo Santana 2014 - interior - painel

Fotos do Santana 2014 - externas - versão básica

Novo Santana 2014 - versão básica

Novo Santana 2014 - versão básica

Conclusão

O Novo Santana 2014, com o preço na casa dos R$ 40.000 reais, ressuscita o nome familiar ao brasileiro como carro de luxo para disputar um segmento de mercado menos sofisticado. 

Novo Santana 2014 - versão básica

Entretanto, suas características em termos de estilo, acabamento interno e mecânica evidenciam que a montadora alemã não quer ser coadjuvante no segmento - trata-se de um carro com credenciais para liderar esse segmento de mercado no Brasil.