Projetado no Brasil com pretensões internacionais, como o atual EcoSport, a nova geração do Ka ainda terá outras apresentações em forma de conceito antes de efetivamente chegar às lojas – o que deve acontecer em maio, começando pelo nosso mercado.
A intenção do modelo fica clara: vem brigar com Gol, Palio, Onix e HB20, principalmente.
“O espaço interno será maior que o do Fiesta”, revela a mesma fonte, e o porta-malas deve ficar em torno dos 300 litros. Isso porque, enquanto o Fiesta tem um posicionamento mais para jovens solteiros, o Ka terá como premissa ser o primeiro carro 0 km da chamada “nova classe média” – daí a necessidade de espaço principalmente no banco traseiro e para bagagens.
Não espere que ele mantenha o preço combativo do modelo atual – que teve sua produção encerrada recentemente. “É carro para começar na faixa dos R$ 30 mil”, diz um informante. Uma das possibilidades que a Ford estuda com os fornecedores é a inclusão do ar-condicionado como item de série desde a versão básica, sacada do rival HB20. “O consumidor não quer mais carro ‘pelado’”, garante o diretor de marketing Oswaldo Ramos.
O mais econômico
Uma das novidades do Ka 2014 será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, mas terá de esperar o lançamento do VW Up! (também com três cilindros) para saber quem vai levar a melhor.
Uma das novidades do Ka 2014 será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, mas terá de esperar o lançamento do VW Up! (também com três cilindros) para saber quem vai levar a melhor.
O inédito bloco 1.0 será complementado, nas versões superiores do Ka,
pelo Sigma 1.5 16V de 111 cv já oferecido no New Fiesta. O câmbio será
sempre manual de cinco marchas no começo, deixando para o New Fiesta a
opção da transmissão Powershift de dupla embreagem e seis velocidades.
Quanto às versões, devem seguir a nomenclatura que vigora na marca
atualmente: S, SE e SE Plus, sem previsão de uma Titanium para não
invadir a seara do New Fiesta.
E assim chegamos ao ponto crucial, o posicionamento do novo Ka. A
princípio, ele vai atuar entre o Fiesta Rocam e o New Fiesta, o que abre
um leque de valores que vai de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Obviamente que
uma versão top do Ka poderá superar o New Fiesta básico em valores, mas a
ideia é que não haja muita sobreposição de preços. Da mesma forma, o Ka
terá uma inédita versão três volumes para atuar abaixo do New Fiesta
Sedan, que hoje começa em R$ 50 mil. Pelos primeiros flagras do modelo será um sedãzinho espichado, na mesma pegada de Cobalt, Logan e Etios.
Fala-se num porta-malas de 500 litros e preços entre R$ 35 mil e R$ 45
mil, mas isso é assunto para o fim de 2014…
Fonte:Carplace
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