sexta-feira, 28 de março de 2014

Novo Toyota Corolla 2015

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 
O Toyota Corolla foi o líder do segmento (sedãs médios) em sete dos últimos dez anos, e chega às concessionárias da marca em quatro versões e preços:
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla Gli 1.8 com transmissão manual de seis velocidades (R$ 66.570 reais);
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla GLi 1.8 com transmissão Multidrive (automático) que simula sete velocidades (R$ 69.990);
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática 
Corolla XEi 2.0 Automático (R$ 79.990 )
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática 
Corolla Altis 2.0 Automático (R$ 92.990) - estas sempre com o motor 2.0 de 153 cv e transmissão Multidrive com possibilidade de troca de marchas por meio de borboletas atrás do volante.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O propulsor 1.8L Dual VVT-i rende 139 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 144 cv usando etanol. Já o motor 2.0 oferece 143 cavalos de potência com gasolina, e chega a 154 com etanol.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Todos os motores do Corolla 2015 são equipados com sistema de partida a frio que dispensa o tanque de combustível auxiliar.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O conjunto de aperfeiçoamentos dinâmicos aplicados ao Novo Corolla 2015 deixou o veículo 15% mais rápido na versão 2.0 nos testes de aceleração, e 27% mais ágil nos testes de retomada de velocidade. Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO são os seguintes:

Motor
Transmissão
Gasolina (km/l)
Etanol (km/l)
Cidade
Estrada
Cidade
Estrada
2.0
Multi-Drive (Automático)
10.6
12.6
7.2
8.7
1.8
Multi-Drive (Automático)
11.4
13.2
7.8
9.2
1.8
MT (Manual)
10.7
13.2
7.4
9.1


Os gráficos a seguir colocam em perspectiva o consumo das duas motorizações do Corolla frente a seus principais concorrentes. Primeiro temos o comparativo de consumo em cidade, com etanol e gasolina.

Como se pode observar, o Corolla, tanto o 1.8 quanto o 2.0, são os mais econômicos, segundo o INMETRO, com gasolina. Com álcool há uma empate com o Civic LXS 1.8 AT, mas o Corolla continua a a ser mais eficiente que todos os demais sedãs médios do mercado.


No caso do consumo em estrada, a vantagem do modelo da Toyota já não se mantém, mas ainda assim ele fica bem posicionado.

Honda Civic 2.0 x Corolla 2.0 2015 - consumo

O sedã médio mais econômico é o Civic 1.8 AT, seguido do Corolla 1.8 CVT, em segundo lugar.

Honda Civic 2.0 x Corolla 2.0 2015 - consumo

Já o Corolla 2.0 fica atrás do Focus e do Civic 2.0.

Design

O estilo do Novo Corolla 2015 reflete as novas diretrizes de identidade visual aplicadas aos veículos da marca.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Há novidades nas linhas da dianteira, lateral e traseira - mesclando formas côncavas e convexas, sendo que na dianteira fica como destaque os grandes faróis integrados ao para-lama, enquanto o capô conta com vincos acentuados no centro e nas laterais.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
A traseira traz formas que se unem e harmonizam-se com as laterais e lanternas - propiciando um visual mais esportivo que as versões anteriores do Corolla.

Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
As rodas de 16 polegadas são novas, e nas versões XEi e Altis são as mesmas, com design diferenciado.

Interior

A Toyota dotou o Corolla 2015 com um interior mais sofisticado, requintado e moderno.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Entretanto, a novidade é o aumento de 10 cm na distância entre-eixos, associado com a realocação das caixas de rodas e o túnel central plano, resultaram em um grande aumento de espaço interno, sobretudo na traseira.

Novo Corolla Gli 1.8 2015 - interior
Novo Corolla Gli 1.8 2015 - interior - detalhe dos bancos revestidos em tecido cinza
Os bancos contam com novos revestimentos em todas as versões: tecido na GLi, couro cinza na XEi e couro bege na Altis.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior
O banco do motorista, que na versão Altis conta com ajustes elétricos, teve configurações de altura e profundidade ampliados para melhorar a posição de dirigir.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A posição de dirigir está diferente, graças à direção 8% mais direta e ao novo posicionamento do volante - mais esportivo.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior em, couro bege
A suspensão tem nova calibragem, que procura compatibilizar conforto e esportividade. Além disso, a Toyota afirma que o ruído interno foi reduzido.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - cluster de instrumentos das versões XEi e Altis (detalhe do visor central de TFT)
O painel de instrumentos é de dois tipos. No Gli temos ar-condicionado manual e instrumentos analógicos, enquanto na XEi e Altis temos uma mescla de instrumentos analógicos e digitais, e ar-condicionado com comando automático.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do console central
O Gli tem um painel uma zona central com um sistema de áudio convencional com conectvidade Bluetooth, enquanto as versões XEi e Altis contam com um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6.1" e sistema de navegação integrado.

Novo Corolla XEi 2015 - interior
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do sistema multimídia com tela de 6,1" e GPS
Esse sistema reúne todas as informações do carro, incluindo o controle digital do ar-condicionado.

Novo Toyota Corollla 2015 - Gli 1.8 Automática - interior
Novo Toyota Corollla 2015 - Gli 1.8 Automática - interior
O Novo Corolla 2015 conta em todas as versões com ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, volante multifuncional, entre outros itens.

Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática - interior
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática - interior
O pacote XEi traz ar-condicionado automático, computador de bordo com mais funções, todos os vidros com acionamento elétrico one-touch, bancos traseiros bi-partidos com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.

Novo Corolla 2015 - sistema multimídia com GPS e TV Digital - versões XEi e Altis
Novo Corolla 2015 - sistema multimídia com GPS e TV Digital - versões XEi e Altis
Como opcional há o sistema multimídia com câmera de ré e sistema de vídeo com reprodutor de DVD e sintonizador de TV Digital.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A versão topo de linha, Altis, traz luzes auxiliares em LED, sistema de entrada por chave presencial e acionamento do motor por meio de botão start, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletroretráteis, acendimento automático dos faróis, entre outros itens.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
No quesito segurança, o Novo Corolla traz de série 5 airbags nas versões Gli e XEi, travamento automático das quatro portas a 20 Km/h e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Corolla Altis vem com dois airbags a mais, além do motorista, passageiro e joelhos, também o do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

Comparativo 

O Novo Corolla XEi 2.0 Automático, com preço de R$ 79.990 reais, é o modelo apontado pela montadora como provável mais vendido na linha. Nessa faixa de preço ele enfrentará concorrentes importados e nacionais, que relacionamentos a seguir.

Preço


A dimensão preço certamente não é mais favorável ao Corolla, visto que ele custa mais que seus principais concorrentes. O campeão nesse quesito (preço) é o Nissan Sentra SL 2.0 CVT, que, por R$ 73.490 reais, é cerca de R$ 6.000 reais mais barato que o Corolla XEi 2.0, e ainda oferece itens adicionais, como teto-solar, chave presencial, entre outros itens.

Nissan Sentra SV 2.0 Automático x Corolla XEi 2.0 Automático

O problema do Sentra 2.0 SL é o desempenho - o modelo mexicano apresenta números de aceleração de 0 a 100 Km/h e de retomadas similares ao reconhecidamente lento Cruze LTZ 1.8 Automático.

Nissan Sentra SV 2.0 Automático x Corolla XEi 2.0 Automático - interior
Nissan Sentra 2.0 SL - interior
Volume do porta-malas

O volume do porta-malas é uma variável importante na escolha em carros familiares como é o caso do Corolla. O gráfico abaixo mostra a comparação do sedã da Toyota contra seus principais concorrentes.


Nesse aspecto o vencedor é o Renault Fluence, com volume de porta-malas de 530 litros.

Toyota Corolla 2015 x Renault Fluence - comparativo

O Fluence Privilège 2.0 tem preço de R$ 79.490 reais, e tem como vantagem o fato de contar com seis airbags em todas as versões.

Toyota Corolla 2015 x Renault Fluence - comparativo - interior
Renault Fluence Privilège - interior
O problema do sedã da Renault é o seu visual já cansado - que sofrerá uma reformulação no final do ano.

Desempenho - VW Jetta TSI

Quando se analista a questão de performance, o Corolla XEi 2.0 tem um desempenho melhor que seus concorrentes equipados com motores aspirados e flex, mas perde para os sedãs importados com motores turbinados, como o Jetta TSI (único com mais de 200 cavalos) e Citroen C4 Lounge e Peugeot 408 dotados de motor 1.6 Turbo.



Os números acima foram aferidos pelo Folha de São Paulo (veja aqui), e evidenciam a superioridade do Jetta nesse ponto, resultado de seu conjunto mecânico composto por um motor 2.0 Turbo de 211 cavalos associados com uma transmissão automática DSG.

Volkswagen Jetta TSI 2.0 x Corolla 2.0 2015

O problema do Jetta é o preço, já que a versão TSI turbo sai de R$ 92.890 reais, sem contar com GPS - item de série no Corolla XEi 2.0.

Volkswagen Jetta TSI 2.0 x Corolla 2.0 2015 - interior
VW Jetta TSI - interior
Caso se equipe do Jetta com o sistema multimídia e navegação, seu preço sobe para mais de R$ 95.000, colocando-o acima do Corolla Altis. Além disso, o Jetta está em vias de receber uma reestilização.

Custo x benefício

Apesar do Nissan Sentra se apresentar com melhor preço do segmento, o Ford Focus SE Plus 2.0 Powersfhift, com preço de R$ 78.790 reais, contempla um conjunto de qualidades que o fazem interessante. Em termos de desempenho, ele é o único aspirado que apresenta melhores prestações que o Corolla.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus

Além disso, sua lista de itens de série é similar ao Corolla.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus - interior
Novo Focus Sedan - painel
Os pontos fracos do Focus perante o Corolla são basicamente dois: espaço interno, onde o modelo da Ford tem menor porta-malas e pouco espaço para os ocupantes traseiros (em virtude de bancos muito grandes na dianteira.

Novo Corolla 2015 x Novo Focus - espaço interior
Novo Focus Sedan - espaço traseiro
Além disso, a qualidade da montagem das peças do Focus não está no mesmo nível do Corolla.

Conclusão

O Corolla está bem posicionado para a disputa do segmento de sedãs médios, que absorveu cerca de 180 mil veículos em 2013. Suas armas são a regularidade: ele se destaca em consumo perante seus concorrentes, mas fica na média em termos de performance e de custo x benefício, sobretudo nas versões intermediárias.

Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Novo Corolla 2015 já está à venda em todas as concessionárias autorizadas da Toyota do Brasil com atributos suficientes para permitir à gigante nipônica recuperar a liderança do mercado - perdida para o Honda Civic em 2013.

FONTE:CARBLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário