Atualmente o quarto maior mercado de carros no mundo, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas em 2013, o Brasil se torna interessante para qualquer fabricante, por isso todos os anos acompanhamos uma verdadeira enxurrada de novos produtos.
No ano passado, o foco dos lançamentos ficou nos veículos populares e segmentos intermediários, com estreias de modelos que já iniciaram suas trajetórias obtendo sucesso de vendas e crítica, como os novos Chevrolet Prisma, Renault Logan, Hyundai HB20S, Ford New Fiesta nacional, VW Golf VII, entre tantos outros.
A oferta de novos veículos até certo ponto acessíveis em 2014, porém, será menor. Com tantos carros populares lançados em 2013, além da renovação de outros, quase não sobrou novidades para este ano. Os motivos são variados e vão desde a Copa do Mundo no Brasil, que vai “sugar” verbas de publicidade das montadoras, e uma espécie de período de “estiagem”, uma vez que diversas montadoras iniciaram importantes investimentos no País justamente para lançar mais produtos e tecnologias mais adiante.
VW up! decreta o fim do popular “pelado”
O brasileiro não quer mais carros “pelados”. Veículos sem ar condicionado, rádio com conexão Bluetooth, bancos com regulagens, além de itens triviais como conta-giros e desembaçador do vidro traseiro, não têm mais chance no mercado nacional. É preciso um algo a mais nos carros e isso já está acontecendo.
O up!, o compacto global da Volkswagen, é o carro que chega para acabar com os carros “pé de boi”. Com uma plataforma moderna e segura, o carrinho deverá ter recursos para agradar a geração Y, que precisa estar conectada à internet até quando dirige. Com lançamento programado para fevereiro, o modelo da VW será o abre-alas do mercado automotivo em 2014.
Também seguindo uma proposta parecida com a do up!, o novo Renault Sandero promete agradar tanto quanto o Logan 2014, que segue as mesmas especificações de atualização. O visual está mais atraente, assim como o acabamento interno, e o veículo vai adotar uma interessante central multimídia com GPS. O modelo francês deve estrear ainda no primeiro semestre deste ano.
Já a Ford prepara a nova geração do Ka, que agora é carro global. O modelo, que será totalmente repaginado comparado ao modelo atual, deve estrear ainda no primeiro semestre.
Mais um “anti-EcoSport”
A Peugeot ainda não bateu o martelo, mas é possível que neste ano chegue ao País o 2008, a variação SUV do 208. Com visual arrojado e interior bem construído, o modelo, como todo carro da marca francesa, vai conquistar pelo charme do design. A parte mecânica deve ser a mesma do compacto, com bloco 1.6 flex. Seu lançamento é aguardado para os últimos meses de 2014.
Também teremos um “EcoSport” de luxo no mercado, o Mercedes-Benz GLA. Primeiro SUV compacto da marca alemã, o modelo é muito parecido com o Classe A nas partes mecânicas e de acabamento interno, mas vai se diferenciar pela suspensão mais alta e a tração integral, que dará ao veículo alguma capacidade off-road. Interessados no carro terão de esperar até o segundo semestre para comprar o carro.
O Porsche Macan, o “baby Cayenne”, também é outro SUV interessante que chegará ao Brasil em 2014 (a marca ainda não revela a data de lançamento). O veículo será o modelo mais acessível da marca e certamente deverá atingir novos consumidores.
Ataque asiático
A turma do oriente também prepara boas novidades para o mercado brasileiro. A Honda terá o novo Fit e City reestilizado e há também boatos sobre a possibilidade de lançar o Civic na versão esportiva Si e até híbrido, ao passo que a Toyota se prepara para avançar uma geração com o Corolla. Já a Nissan vai nacionalizar os modelos March e Versa e também poderá lançar o monovolume Note até o final do ano, importado do México.
Esse também desembarca no País a Infiniti, a divisão de luxo da Nissan. O primeiro produto no mercado será o sedã Q50, previsto para o segundo semestre.
Da Coreia do Sul vem a nova geração do Kia Soul e também o luxuoso sedã Quoris, rival do novo Hyundai Genesis, que também será lançado no Brasil.
Mas neste ano, a principal fonte de lançamentos asiáticos é da China. Está programada a estreia de duas novas marcas, a Geely e a Zotye, além de uma série de lançamentos da JAC Motors, Chery e Lifan, que vai lançar, por exemplo, o compacto 330, a nova geração do “clone” do Mini Cooper.
Luxo, luxo, luxo!
O segmento de luxo vai ter boas novidades em 2014. Além do Macan, já citado, devem pintar no Brasil máquinas como o Lamborghini Aventador Roadster e a nova Ferrari LaFerrari. Também estão confirmados as estreias do Audi A3 Sedan e o poderoso RS7, além dos novos BMW Série 2, Série 4, X5 e até o elétrico i3. A Mercedes-Benz também tem um “pacotão” para o mercado nacional, que contém os modelos CLA e GLA e a nova geração do sedã Classe C.
Como se vê, mais uma vez não vai faltar carro novo no Brasil, não importa o gosto ou bolso do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário