sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Impressão ao dirigir: Ford Mustang



Impressão ao dirigir: Ford Mustang

Ford Mustang GT premium

na noite do dia 16 de abril de 1964, boa parte dos telespectadores americanos foi surpreendida por um anúncio veiculado nas três grandes redes de TV. O comercial magnetizou a atenção e perturbou o sono de muita gente. As imagens de lançamento do Mustang motivaram, na manhã do dia seguinte, uma corrida de milhares de pessoas aos revendedores Ford espalhados pelo país. O dono de uma loja de Chicago se viu obrigado a trancar as portas dos modelos expostos para evitar que alguém se ferisse na batalha para conhecer o interior dos carros. Consta que no Texas a última unidade da vitrine de uma revenda foi ferozmente disputada por 15 clientes. E o vencedor teria dormido dentro do carro até que seu cheque fosse descontado no dia seguinte. Exageros à parte, o fato é que o modelo pequeno, leve e esportivo - uma nota destoante em um mercado dominado por sedãs grandes e sisudos - e que custava menos que os "concorrentes" agradou em cheio. Nada menos que 22000 deles foram vendidos apenas no primeiro dia.

Quarenta anos depois, o carisma dos primeiros Mustang segue inabalável. Transformados em clássicos, eles mais que inspiraram a quinta geração, lançada no fim do ano passado nos Estados Unidos e mostrada no Salão de São Paulo de 2004.

O longo capô, a traseira curta e a caída acentuada do teto do novo Mustang são bem familiares, bem como as lanternas de três seções, na traseira, e o cavalo galopante no centro da grade dianteira, detalhes que estiveram presentes nas diferentes variações do modelo. Internamente, o volante de três raios, o contorno do painel, o console central e os mostradores com frisos cromados são pura nostalgia. É como se os designers tivessem tirado o molde do interior da versão fabricada em 1967 e copiado até o grafismo dos números do velocímetro. Bem que poderiam ter respeitado um pouco mais a tradição no que diz respeito ao acabamento e usado materiais de melhor qualidade, principalmente no que diz respeito à textura.

A unidade mostrada aqui é uma versão completa, com bancos de couro, rodas de alumínio aro 17 e airbags de duplo estágio. Os únicos opcionais ausentes são o câmbio automático e um sistema batizado de My Color, que permite ao motorista escolher a cor da iluminação do painel de instrumentos. Segundo a Ford, é possível selecionar 125 cores diferentes. Trazido pela loja paulista do mercado independente Forest Trade, o carro está sendo vendido por 67000 dólares. A Ford estuda a importação oficial do Mustang para o Brasil desde o ano passado, mas até agora não se decidiu. Em 1994, com a apresentação da quarta geração, a empresa também chegou a cogitar essa possibilidade, que acabou não se concretizando.

A versão mostrada é um GT Premium. Seu motor é um V8 4.6, com bloco de alumínio, que tem um ronco encorpado e rende 300 cavalos, 40 a mais que o V8 que equipava a geração anterior. Segundo a fábrica, o novo Mustang V8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o antigo faria isso em 6,3 segundos. Esses números nos parecem otimistas, no entanto - mesmo considerando que as condições de teste das fábricas sejam as melhores possíveis. Em março de 1995, avaliamos a versão GT e chegamos a 8,6 segundos. Desta vez não pudemos levar o carro para a pista.

O maior avanço da nova geração não ficou com o motor, porém. Foi reservado para a carroceria. De acordo com números oficiais, a rigidez torcional aumentou 31%, o que deixou o Mustang mais confortável e seguro, com sua cabine configurando uma célula de sobrevivência para seus ocupantes. Ao volante, a diferença é nítida. O Mustang ficou mais firme, equilibrado e obediente aos comandos. A suspensão modificada também dá sua contribuição à dirigibilidade. Na frente, o conjunto McPherson ganhou uma calibragem mais dura e, na traseira, o sistema de eixo rígido conta com barra Panhard. Como resultado, pode-se afirmar que, para os padrões americanos, o atual Mustang é um carro duro, mas ficou mais esportivo. A direção é leve, característica bem-vinda, uma vez que o volante, de plástico, é áspero no contato com as mãos. Os freios a disco nas quatro rodas responderam bem quando solicitados e seu uso foi tão suave durante nosso test drive que o sistema ABS nem chegou a entrar em operação.

A posição de dirigir é fácil de ser encontrada, a visibilidade é boa e os instrumentos estão próximos da mão do motorista. A alavanca do freio é alta. Mas, abaixada, não atrapalha o acesso ao câmbio, que também fica bem perto do volante. A cabine cresceu, graças ao bom aumento de 15 centímetros na distância entre os eixos. Antes, na quarta geração, um adulto mal podia respirar no banco de trás do Mustang. Agora ele consegue até se movimentar. A vigia é pequena, mas não chega a
ser claustrofóbica a viagem na traseira da cabine.

Assim como o New Beetle, lançado em 1998, o novo Mustang deve agradar boa parcela de consumidores saudosistas que dirigiram o carro nos anos 60 ou tiveram algumas das legendárias versões, como a GT 500, de 1967, preparada por Carrol Shelby. Sendo mais fiel ao conceito da versão original, ele tem boas chances de reacender a velha paixão americana.



Ficha técnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, V8, 3 válvulas por cilindro com comando variável
Cilindrada: 4606 cm3
Diâmetro x curso: 90,2 x 90 mm
Taxa de compressão: 9,8:1
Potência: 300 cv a 5750 rpm
Torque: 44,2 mkgf a 4500 rpm

Câmbio
Manual, 5 marchas, tração traseira

Carroceria
Peso: 1580 kg
Peso/potência: 5,3 kg/cv
Peso/torque: 35,7 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 370 l; tanque de combustível, 60 l

Suspensão
Amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora e molas helicoidais
Dianteira: Independente, do tipo McPherson
Traseira: Eixo rígido, com três braços e barra Panhard

Freios
Hidráulicos, com disco ventilado nas 4 rodas

Direção
Hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira

Rodas e pneus
Alumínio, aro 17; 235/55 ZR17 98W

Principais itens de série
ABS, airbags, ar-condicionado, bancos de couro, CD player com disqueteira, trio elétrico, faróis de neblina, piloto automático, volante com ajuste de altura e banco do motorista com regulagem elétrica

Itens opcionais
Câmbio automático e sistema de iluminação do painel My Color

Preço
67000 dólares

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