Os carros híbridos já fazem parte da frota de automóveis em vários países, mas ainda tem cheiro de novidade no Brasil. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo da Ford a contar com esta tecnologia por aqui e o segundo modelo híbrido a ser vendido no mercado nacional. O sedã é equipado com um motor Duratec 2.5 a combustão, que gera 158 cv e um torque de 18,76 mkgf a 2250 rpm, e um propulsor elétrico de 107 cv e torque máximo de 22,94 mkgf.
O modelo é movido apenas pelo motor a eletricidade até a velocidade de 75 km/h e em situações onde o veículo não desenvolve grandes velocidades, como no trânsito das grandes cidades. O motor a combustão opera em velocidades mais altas ou quando a bateria de níquel-metal precisa ser recarregada. O processo de recarga, aliás, é realizado automaticamente, por meio dos freios regenerativos (que recuperam a energia desperdiçada nas frenagens e desacelerações). Esta energia é armazenada em um gerador elétrico, que é integrado à transmissão continuamente variável (CVT) do carro.
Apesar do apelo ecológico, o Fusion Hybrid não dispensa o luxo que se espera de um carro desta categoria. Um dos destaques é o sistema multimídia SYNC, que inclui rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, reprodutor de DVD, entrada auxiliar USB, conexão Bluetooth com comandos de voz e disco rígido com 10GB de memória para armazenamento de músicas.
O painel de instrumentos é composto por duas telas de LCD que podem ser personalizadas de acordo com o gosto do motorista. É possível escolher entre quatro modos de exibição, que mostram informações como nível de combustível, carga da bateria e consumo médio e instantâneo de gasolina. Existe até um modo que informa sobre o modo de dirigir mais econômico.
O carro ainda oferece travamento das portas por senha, tomada de 110 volts, teto solar elétrico, banco do motorista com dez tipos de regulagens elétricas, piloto automático, sistema de alerta da presença de veículos nos pontos cegos, sete airbags, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré e sensor de chuva.
A chave configurável MyKey é outra novidade, pois permite que o proprietário configure diversas funções na chave reserva por meio do computador de bordo. É possível controlar a velocidade máxima do veículo, o volume do rádio, o alerta do uso do cinto de segurança e até registrar a quilometragem percorrida. Segundo a Ford, o recurso foi projetado para ser usado quando se empresta o carro para os filhos ou se entrega a chave para o manobrista.
O Fusion Hybrid será vendido em versão única de acabamento por 133.900 reais. A Ford fornecerá garantia total de três anos e garantia de oito anos para a bateria de níquel-metal.
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