segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HYUNDAI SANTA FE GLS V6

Hyundai Santa Fe GLS V6


O porte avantajado camufla o poder de fogo do Santa Fe 2011. Perfeitamente domável quando conduzido com o pé leve sobre o acelerador, o SUV vira bicho quando provocado. Violento nas arrancadas e surpreendentemente rápido nas retomadas, o Santa Fe agora consegue empolgar motoristas e pilotos.

A explicação para tamanha melhora – o modelo anterior não era tão vigoroso – está no novo conjunto mecânico. O motor continua um V6, mas a cilindrada saltou de 2,7 para 3,5 litros. A potência, lógico, também está maior: 285 cv, ante 200 cv. Moderno, o V6 pertence à família Lambda II e tem bloco, cárter e cabeçote de alumínio, além de duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escape. O funcionamento suave, aliado a um bom tratamento à base de materiais isolantes, garante conforto acústico na cabine em qualquer rotação.

Mas é preciso fazer justiça: o novo câmbio de seis marchas com opção de trocas sequenciais na alavanca também colabora (e muito) para o bom desempenho do Santa Fe. Tão silencioso quanto o V6 que administra, oferece mudanças suaves, quase imperceptíveis numa tocada serena. As suspensões foram ligeiramente recalibradas e continuam macias. O modelo avaliado apresentou ruído abafado na dianteira ao rodar sobre piso acidentado. Pode até se tratar de um problema isolado, mas era incômodo. Esteticamente, as mudanças foram contidas. A carroceria retocada na dianteira mostra grade, faróis e para-choque redesenhados. Alterações sutis, mas suficientes para temperar com ar de novidade um visual que nunca foi lá muito atraente.

Os preços do novo Santa Fe iniciam em 107 000 reais e chegam até 125 000 reais. A diferença se explica pelos equipamentos extras da versão topo de linha: dois bancos escamoteáveis no porta-malas, teto solar elétrico, câmera de ré com tela camuflada no retrovisor interno, airbags tipo cortina, revestimento interno de couro e sistema keyless (que dispensa a introdução da chave para partida do motor e abertura e fechamento de portas).


VEREDICTO 
Atualizado, forte e bem equipado, o Santa Fe tem inimigos dentro de casa. Abaixo, o ix35, hit do momento; acima, o Veracruz, maior mas não tão atual. O visual é o ponto de desequilíbrio dessa briga.


Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V
Cilindrada: 3 500 cm3
Potência: 285 cv
Torque: 34,1 mkgf
Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4x4
Dimensões: comprimento, 468 cm; largura, 189 cm; altura, 180 cm; entre-eixos, 270 cm
Equipamentos: bancos de couro, câmara de ré, ar-condicionado digital bizona, rodas de liga leve, airbags frontais e laterais





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