FOCUS SEDAN 2.0 FLEX
COM O 2.0 FLEX, A FORD ACERTA SUA DÍVIDA COM O FOCUS
No lançamento do Novo Focus 2.0, no meio de 2008, o gerente de marketing da Ford, Antonio Baltar, previu: “O flex virá no futuro”. Pois bem, 18 meses depois, o futuro chegou. A opção da Ford com seu flex foi “equilibrar a conta” na hora da calibragem. Tirou 2 cv do rendimento com gasolina (143 cv) e acrescentou 3, quando abastecido com álcool (148 cv).
Para quem acha que a receita estava pronta no EcoSport – que já usa o motor Duratec 2.0 16V Flex –, vale lembrar que o Focus utiliza coletor de admissão variável, que altera o fluxo do ar conforme o giro, otimizando o desempenho nas variadas faixas de rotação. No EcoSport, o componente é fixo. O refinamento trouxe novas variáveis à afinação do “novo” motor do Focus. Também foi alterado o acerto da transmissão automática sequencial, de quatro velocidades. A versão manual recebeu nova caixa, chamada de IB5+, fabricada em Taubaté (SP) e que já é utilizada no EcoSport, no lugar da europeia MTX de antes.
Levamos o Sedan Ghia com transmissão automática à pista de testes em Limeira (SP). Os resultados do motor 2.0 Duratec, abastecido com álcool (veja a ficha), foram satisfatórios, mas não trouxeram nada de novo. Afinal, o “novo” motor, com álcool, rendeu o mesmo que o “antigo” motor, movido só a gasolina: o sedã demorou os mesmos 11,3 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h.
Já no consumo, o Focus Sedan apresentou 7 km/l nas medições de cidade e 9,7 km/l na estrada, usando álcool. Bons números, para a cilindrada, e apenas 20% maiores que os do motor movido a gasolina. Além da parte mecânica, outra mudança simples, mas significativa, está no interior: sai o sistema de som da Sony, com comandos por voz com português de Portugal, e entra um da Visteon, com as falas traduzidas para o nosso português. Outro atrativo: a Ford promoveu uma leve redução nos preços. O Sedan Ghia automático, igual ao avaliado por nós, custa 71 900 reais. Com a transmissão manual, cai para 67 450 reais, enquanto as versões GLX do sedã custam 58 500 reais (manual) e 63 100 reais (automático). Os modelos hatch custam 2 000 reais a menos.
Para quem acha que a receita estava pronta no EcoSport – que já usa o motor Duratec 2.0 16V Flex –, vale lembrar que o Focus utiliza coletor de admissão variável, que altera o fluxo do ar conforme o giro, otimizando o desempenho nas variadas faixas de rotação. No EcoSport, o componente é fixo. O refinamento trouxe novas variáveis à afinação do “novo” motor do Focus. Também foi alterado o acerto da transmissão automática sequencial, de quatro velocidades. A versão manual recebeu nova caixa, chamada de IB5+, fabricada em Taubaté (SP) e que já é utilizada no EcoSport, no lugar da europeia MTX de antes.
Levamos o Sedan Ghia com transmissão automática à pista de testes em Limeira (SP). Os resultados do motor 2.0 Duratec, abastecido com álcool (veja a ficha), foram satisfatórios, mas não trouxeram nada de novo. Afinal, o “novo” motor, com álcool, rendeu o mesmo que o “antigo” motor, movido só a gasolina: o sedã demorou os mesmos 11,3 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h.
Já no consumo, o Focus Sedan apresentou 7 km/l nas medições de cidade e 9,7 km/l na estrada, usando álcool. Bons números, para a cilindrada, e apenas 20% maiores que os do motor movido a gasolina. Além da parte mecânica, outra mudança simples, mas significativa, está no interior: sai o sistema de som da Sony, com comandos por voz com português de Portugal, e entra um da Visteon, com as falas traduzidas para o nosso português. Outro atrativo: a Ford promoveu uma leve redução nos preços. O Sedan Ghia automático, igual ao avaliado por nós, custa 71 900 reais. Com a transmissão manual, cai para 67 450 reais, enquanto as versões GLX do sedã custam 58 500 reais (manual) e 63 100 reais (automático). Os modelos hatch custam 2 000 reais a menos.
VEREDICTO
O Focus Sedan ganhou o adjetivo que faltava. Outras qualidades, ele tem de sobra.
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1 999 cm3
Potência: 148/143 cv (A/G)
Torque: 19,5/18,8 mkgf (A/G)
Câmbio: aut. sequencial, 4 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento, 448 cm; largura, 184 cm; altura, 150 cm; entre-eixos, 264 cm
Peso: 1 365 kg
Equipamentos: teto solar, ar-condicionado dual zone, bancos de couro e partida sem chave
Cilindrada: 1 999 cm3
Potência: 148/143 cv (A/G)
Torque: 19,5/18,8 mkgf (A/G)
Câmbio: aut. sequencial, 4 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento, 448 cm; largura, 184 cm; altura, 150 cm; entre-eixos, 264 cm
Peso: 1 365 kg
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