LAND ROVER FREELANDER 2
O Freelander 2 é inteiramente novo. A começar pelo motor 3.2 de 233 cv. Seu câmbio automático tem seis marchas, com a opção das trocas no modo manual. E ele ainda incorporou o sistema Terrain Response, do modelo top-delinha Discovery 3. O Freelander 2 é o mais completo do comparativo e, na pista de testes, foi o que conseguiu o melhor desempenho.
Se este comparativo premiasse o modelo com maior vocação off-road, ele seria indiscutivelmente o vencedor. E ainda poderia passar pelos outros, se fosse mais barato. Mas, ao chegar na segunda edição, o Freelander não só incorporou a robustez dos Land Rover maiores - distanciando-se da proposta ecologicamente correta do segmento - como também preço de grife. Dos 132 000 reais que custava e que o deixavam na faixa dos outros modelos deste comparativo, o Freelander 2 vai custar cerca de 170 000 reais, segundo a fábrica, que ainda não divulgou a tabela de preços de todas as versões que estarão disponíveis a partir de abril.
Para quem quer se aventurar nas trilhas, o Freelander dá show. O sistema Terrain Response tem três programas para a transmissão, que se adaptam às condições de piso. Feita a opção, você só precisa acelerar. Vencer os obstáculos é tarefa do carro.
Ao volante, dá para se imaginar a bordo de um Discovery. O Freelander 2 é alto, tem um console tão complexo (comandos para o ar-condicionado, o sistema de tração e o som) quanto o do irmão maior e é idêntico nos detalhes de acabamento. Como ficou mais robusto, ele passou a se comportar mais como um jipe, o que implica uma atitude mais enérgica por parte do motorista. A direção exige maior esforço e a suspensão filtra menos os impactos provocados pelo piso. Os pneus 255/55 R18 não ajudam. Se tivessem perfil maior, absorveriam melhor as batidas do asfalto. Para quem viaja atrás, o conforto é assegurado pelos assentos macios e mais altos, que permitem visão panorâmica da cabine.
Visualmente, o Freelander 2 ganhou nova grade dianteira (clonada do Range Rover Sport), entradas de ar nas laterais dos pára-lamas e lanternas traseiras. Ficou bonito e mais agressivo que outros crossovers que estão chegando agora ao mercado.
FREELANCER - R$ 170 000
O preço é estimado para a versão 3.2 que chega em abril, com todos os equipamentos a que tem direito.
O preço é estimado para a versão 3.2 que chega em abril, com todos os equipamentos a que tem direito.
Suspensão
O conjunto, independente nas quatro rodas, é robusto, mas poderia ser mais confortável ao rodar no asfalto.
Avaliação: bom
O conjunto, independente nas quatro rodas, é robusto, mas poderia ser mais confortável ao rodar no asfalto.
Avaliação: bom
Ao VolanteA posição de dirigir é ótima, mas o volante exige esforço acima da média para ser movimentado.
Avaliação: bom
Avaliação: bom
CarroceriaTem boa altura em relação ao solo. E conta com sistemas de controle de chassi, como o RSC, que monitora o rolling da carroceria, para evitar capotamentos.
Avaliação: muito bom
Avaliação: muito bom
Motor e câmbioTeve o melhor desempenho do comparativo, na pista. Seu motor de seis cilindros é novo na linha e o câmbio tem seis marchas, com opção de trocas no modo manual.
Avaliação: excelente
Avaliação: excelente
Mercado É bem mais caro que os rivais, o que o coloca em uma posição distante da média do segmento.
Avaliação: regular
Avaliação: regular
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