segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CHEVROLET CORSA 1.4 PREMIUM


CHEVROLET CORSA 1.4 PREMIUM

AQUECIMENTO SAUDÁVEL: COM O NOVO MOTOR 1.4, A LINHA CORSA FICA MAIS ATRAENTE PARA DISPUTAR O MERCADO EM EBULIÇÃO


Chevrolet Corsa 1.4 Premium

Está começando a ficar divertido ser comprador de carro no Brasil. A concorrência entre as fábricas está fazendo com que elas tentem satisfazer cada vez mais os nossos desejos, pedindo cada vez menos em troca. Reparou como o número de opções está aumentando? E o que dizer dos prazos de garantia ampliados e da quantidade crescente de equipamentos de série a bordo? É embalada por esse espírito competitivo que chega ao mercado a linha Corsa 2008. A General Motors repaginou a oferta de versões, disponibilizou o motor 1.4 do Prisma para o Corsa, o Corsa Sedan e Montana e, em conseqüência disso, promete deixar a linha com preços mais atraentes.
Até o fechamento desta edição, a empresa ainda não havia divulgado os valores, mas sinalizava que o Corsa hatch 1.4 deveria chegar às lojas com preços a partir de 32000 reais, na versão Maxx.
Na linha 2008, o Corsa não terá mais diversas versões de acabamento com número de pacotes de equipamentos tendendo ao infinito. O Corsa passa a ser vendido nas versões mais simples Joy e Maxx, quando equipado com o motor 1.0; Maxx e Premium, com motor 1.4; e as mais completas Premium (sedã) e SS (hatch), quando o motor for o 1.8. Os preços variam de 29 800 reais, para o hatch 1.0 Joy de três portas, até cerca de 53 000 reais, para o sedã 1.8 Premium completo. A unidade mostrada aqui é um hatch 1.4 Premium, com preço estimado em 34 000 reais, sem opcionais.
A Montana terá apenas duas versões: 1.4 Conquest e 1.8 Sport. A GM estima que as versões 1.4 responderão por cerca de 60% das vendas da linha Corsa e Corsa Sedan 2008, enquanto as versões 1.0 ficarão com 30% e as 1.8, com 5%. No caso da Montana 85% serão 1.4 e 15%, 1.8.
Segundo a GM, as mudanças na linha Corsa 2008 vieram para atender o segmento de veículos "compactos não populares" - modelos equipados com motores acima de 1.0 e abaixo de 1.8 -, que estaria em franca expansão. "Nossas pesquisas indicam que muitos proprietários de veículos 1.0 anseiam por uma evolução no quesito motorização", afirma o vice-presidente da empresa, José Carlos Pinheiro Neto. Mais que isso, porém, as novidades reposicionam a linha Corsa no mercado com mais chances de competir com os concorrentes tradicionais - como o Fiat Palio e o Peugeot 206, que já contavam com motor 1.4 - e com os que estão chegando agora, como o Renault Logan.
A principal novidade do Corsa 2008 é o motor 1.4 Econo.Flex, que foi lançado com o Prisma, no fim de 2006, e que na passagem para o Corsa ganhou 8 cv - agora entrega 105 cv de potência, ante 81 cv do Palio e 82 do 206, rodando com álcool. O Prisma, por enquanto, fica como está, com 97 cv. A GM terá que desenvolver um novo coletor de admissão específico para o Prisma, que tem menos espaço que o Corsa no cofre do motor.
Visualmente, a GM fez um bom caldo com componentes que já possuía em casa. Os faróis e o párachoque dianteiro vieram da Montana Sport. As lanternas traseiras escurecidas são do Corsa SS. Inédito, mesmo, só o friso cromado na dianteira, que inaugura, no Brasil, o novo estilo das grades dos Chevrolet no mundo. Até o fim do ano outros modelos da linha também adotarão esse ornamento. Internamente, mudou o tecido dos bancos e o grafismo dos instrumentos, no painel. E só.
Não houve alterações em partes do carro como suspensão, freios e sistema de direção. O Corsa continua sendo um compacto confortável, com bancos macios e suspensão tolerante, que permite que a carroceria balance nas curvas, mas não deixa o motorista perder o controle da direção.
Surpresa na pista
O primeiro contato que tivemos com o Corsa 2008 foi no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. Lá, em uma pista que simula uma serra (a famosa pista D-1), o Corsa demonstrou valentia ao subir um trecho em terceira marcha, com duas pessoas a bordo e o ar-condicionado ligado. Nessa hora, o motor se valeu do torque, que também cresceu em relação ao que havia na versão anterior. O volume subiu de 12,8 mkgf a 3 200 rpm para 13,4 mkgf a 2 800 rpm. Já na pista da TRW, onde realizamos as medições de desempenho, o carro nos surpreendeu ainda mais. Nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h, ele fez o tempo de 11,8 segundos, rodando com álcool, ficando apenas 0,4 segundo atrás do Corsa 1.8 testado por nós em setembro de 2004. Em relação ao Prisma, avaliado em novembro de 2006, o progresso também foi grande. O Prisma gastou 12,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
No que diz respeito ao consumo, o Corsa 1.4 demonstrou que seu preparo físico está mais adequado às distâncias urbanas, onde precisa de menos energia, do que às rodoviárias. Na cidade, ele conseguiu a média de 7 km/l, igualando-se ao Corsa 1.0, que obteve o mesmo consumo em nossa pista. Na estrada, a média foi de 9,7 km/l, ficando mais próximo do Corsa 1.8, que fez 10 km/l. O Prisma, testado no lançamento, se saiu melhor nos testes de consumo: rodou 8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Isso porque ele é mais leve. Ele pesa 905 quilos, ao passo que o Corsa tem 1056 quilos.
Com o motor 1.4 na linha, o Corsa vai medir forças com os rivais diretos, equipados com motor de mesmo tamanho - Fiat Palio, Peugeot 206 e Citroën C3 -, enquanto a picape Montana encara a Fiat Strada. Vai faltar a Meriva, que atualmente só sai com motor 1.8, para a GM se igualar à concorrente Fiat, com a minivan Idea em versões 1.4 e 1.8. Segundo a engenharia, que já avaliou essa alternativa, o casamento entre motor e carroceria tem futuro, mas a bênção das alianças ainda depende de estudos dos outros departamentos da fábrica, como o de marketing. Considerando que as fábricas estão fazendo de tudo para mimar o mercado, isso pode ser apenas uma questão de tempo.

ENERGÉTICO

O motor ganhou cabeçote com acionamento de válvulas roletado (para diminuir o atrito), além de tuchos e válvulas menores (menos peso) e também coletor de admissão de plástico (mais leve e com menor resistência ao fluxo). O acelerador é eletrônico, do tipo drive-by-wire, o que proporciona acelerações mais progressivas e favorece a economia de combustível. Por fim, a central eletrônica teve seu software modificado, beneficiando, entre outras coisas, a partida a frio. Segundo a fábrica, o sistema só irá adicionar gasolina quando a temperatura ambiente for menor que 8 ºC. No modelo anterior esse limite era de 18 ºC. Isso é possível fazendo com que o motor dê cerca de duas voltas antes da injeção, o que provoca o leve aquecimento das câmaras, segundo um engenheiro. Dessa forma, o reservatório de gasolina ficou menor. Ele tem capacidade para meio litro, enquanto o mais comum são 2 litros.

A LINHA
 
Com o motor 1.4, o sedã e a picape também ficaram mais baratos
O Corsa Sedan incorpora as mesmas mudanças comuns a toda a linha Corsa, como o friso na grade dianteira e a nova tipologia para as letras que identificam os modelos e as versões, mas traz as lanternas traseiras exclusivas no desenho e na coloração vermelha. Na Montana Conquest os pára-choques e retrovisores são escuros, enquanto na Sport são pintados da cor da carroceria.

CORSA - R$ 35 000 
Este é o preço estimado da versão 1.4 Premium testada. A mais simples, 1.4 Maxx, deve sair por 32 000 reais.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A suspensão garante conforto, a direção é indireta e o freio cumpre seu papel com eficiência.
★★★
MOTOR E CÂMBIO
O motor 1.4 é valente e econômico e está bem casado com o câmbio.
★★★★
CARROCERIA
Seu projeto está defasado, em relação ao modelo europeu. Mas as mudanças visuais caíram bem.
★★★
VIDA A BORDO
A unidade avaliada agradou pela qualidade do acabamento, pelo espaço interno e pelos bancos confortáveis.
★★★★
SEGURANÇA
Freou bem durante o teste. Entre os itens de série, o destaque são os pedais desarmáveis.
★★★
SEU BOLSO
Mesmo sem ter o preço oficial divulgado, o fato de ganhar uma motorização intermediária já é uma boa notícia para quem procura um modelo no segmento do Corsa.
★★★★

Ficha técnica

Bolso
Na cidade, o consumo foi o mesmo de um modelo 1.0. Na estrada, igualou-se às versões 1.8.
Preço do carro (estimado) (reais): 35 000
Garantia: 1 ano sem limite de km
Número de concessionárias: 500
Consumo cidade (km/l): 7,0
Consumo estrada (km/l): 9,7
Tanque de combustível/autonomia (l)/(km): 44 / 426,8
Conforto
Ar-condicionado/direção assistida: O √
Rodas de liga leve/pintura metálica: O √
Preparação para som/CD player: √ -
Vidros/travas elétricos: √ √
Espelhos/teto solar elétrico: √ -
Banco traseiro rebatível/ bipartido 2/3 / 1/3: √ √
Câmbio automático/cruise-control: - -
Computador de bordo/bancos de couro: - -
Segurança
ABS/BAS/EBD: - - -
Controle de tração/estabilidade: - -
Airbags (frontais/laterais/cabeça): - - -
Encosto de cabeça/cinto de 3 pontos para 5º passageiro: - -
Alarme/imobilizador/brake-light: - √ √
Desempenho 
Na pista, o Corsa 1.4 foi mais rápido que o Prisma e encostou nas marcas conseguidas pelo Corsa 1.8.
0-100 km/h (s): 11,8
0-1000 m (s): 33,7
3ª 40 a 80 km/h (s): 7,9
4ª 60 a 100 km/h (s): 12,7
5ª 80 a 120 km/h (s): 21,0
Velocidade máxima (km/h): 177
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 67,4 / 27,8 / 16,6
Ruído interno PM/RPM máx (dBA): 48,8 / 69,9
Ruído interno 80/120 km/h (dBA): 61,2 / 69,6
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 95
Ficha técnica
A versão avaliada estava equipada com pneus 185/60 R14, que são itens opcionais.
Motor/posição: dianteiro / transversal
Construção/cabeçote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / SOHC / 1 389
Diâmetro/curso (mm): 77,6 / 73,4
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência (cv a rpm) (A/G): 105 / 99 a 6 000
Torque (mkgf a rpm) (A/G): 13,4 / 13,2 a 2 800
Câmbio (tipo/marchas/tração): manual / 5 / dianteira
Direção (tipo/nº voltas): hidráulica / 3 1/4 voltas
Suspensão dianteira: independente tipo McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios (dianteiro/traseiro): disco ventilado / tambor
Pneus: 175/65 R14
Dimensões 
Comprimento/entreeixos (cm): 383 / 249
Altura/largura (cm): 143 / 164
Porta-malas (litros): 432
Peso (kg): 1056
Peso/potência (kg/cv) (A/G): 10 / 10,7
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G): 78,8 / 80
Diâmetro de giro (m): 10,7
OS RIVAIS

Palio 1.4 ELX 4p: É bem equipado e tem preço básico, de 32 200 reais, mais interessante. Mas seu motor, com 81 cv, é menos potente.

Peugeot 206 1.4: Sensation Básico, tem o preço mais atraente do segmento, embora seja menos equipado que os rivais. Seu motor tem 82 cv.
VEREDICTO
O motor 1.4 é honesto, leva o carro com valentia e tem a vantagem de ser econômico. Além disso, ele permite a oferta de uma versão intermediária na linha Corsa. Falta saber se o preço dos modelos 1.4 será mesmo interessante como a fábrica apregoou no lançamento, antes de divulgar os valores.



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