quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FIAT 500 SPORT


FIAT 500 SPORT

COM UM NOVO ARRANJO, ELE MANTÉM A HARMONIA, MAS INSTIGA O CONDUTOR A ACELERAR


Fiat 500 Sport

O dia da apresentação do Fiat 500 – Cinquecento, para os italianos – foi tumultuado como têm sido todos os dias no trânsito de São Paulo. Gastei mais tempo no congestionamento que experimentando o carro. Enquanto esperava minha vez de passar pelo funil que havia se formado com a queda de um motoboy, fiquei pensando em um funcionário da Fiat que devia pegar o avião de volta para casa. No meio da tarde, ele me perguntou quanto tempo levaria até o aeroporto e eu respondi uma hora. Mas não previ o acidente no caminho. Se ele foi previdente e saiu antes, teve tempo de chegar ao aeroporto. Se acreditou piamente no que eu disse, àquela altura devia estar me amaldiçoando.

No fim da tarde, eu ainda não tinha uma opinião formada sobre o 500. Mas conhecia muito bem seu interior. Reconheci o DNA Fiat no desenho do console e nos botões de acionamento dos vidros, iguais aos usados em modelos nacionais. O padrão de acabamento, porém, é bem superior ao que estamos acostumados a encontrar na marca por aqui. Alguns detalhes deixam muito claro que a personalidade do 500 é inversamente proporcional a seu tamanho. Das telas dos alto-falantes, em forma de ondas, aos instrumentos concêntricos – o computador de bordo é circundado pelo conta-giros e este, pelo velocímetro –, o design do interior se mostra nostálgico e high tech ao mesmo tempo. O painel tem uma faixa da mesma cor da carroceria, como nos modelos de antigamente, nos quais essa parte integrava a carcaça. E a tecnologia se faz presente em equipamentos como o sistema Blue&Me (com conexões para telefone celular e para tocador de MP3, com comando de voz) e os instrumentos digitais já mencionados.

A Fiat oferece ao comprador um cardápio sortido de personalizações visuais. São diversas opções de revestimentos, de rodas esportivas e de cores, além de emblemas e faixas decorativas. Na Itália é possível fazer mais de 500 combinações diferentes. No Brasil, a liberdade será menor. Haverá bem menos opções – a Fiat não fez as contas das combinações possíveis –, mas ainda assim vai dar para brincar bastante, segundo a fábrica.

O 500 é feito na Polônia e chega ao Brasil em duas versões de acabamento, Sport e Lounge, sempre equipadas com motor 1.4 16V de 100 cv e transmissão manual, de seis marchas, ou automatizada Dualogic, de cinco marchas. A diferença entre elas está no acabamento e nos equipamentos. A Lounge é mais luxuosa. Por fora, ela tem frisos e retrovisores cromados e, por dentro, volante revestido de couro com os comandos do câmbio, quando a transmissão é Dualogic. Os equipamentos exclusivos contemplam teto solar fixo e ar-condicionado digital. A Sport é mais simples, mas está longe de ser básica. Entre os itens de série ela traz sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois airbags de cortina e um para proteger os joelhos do motorista), ABS, ESP, CD player e rodas de liga leve de aro 15. Bancos de couro e teto solar elétrico Sky Window são opcionais nas duas versões. A mostrada aqui é a Sport manual, que deve ser a mais procurada, segundo a Fiat.

À imagem do original
Só consegui dirigir o 500, de fato, quando anoiteceu. Voltei para a redação e saí depois que o trânsito havia diminuído bastante. A vida a bordo me pareceu agradável. O 500 não é tão espaçoso quanto o Smart longitudinalmente, mas oferece mais espaço lateral e tem duas fileiras de bancos, onde cabem quatro pessoas. Com o banco do motorista ajustado para mim, que tenho 1,72 m de altura, consegui me acomodar atrás com relativo conforto. Minhas pernas se encaixaram bem. Mas o ombro e a cabeça ficaram raspando no contorno interno da carroceria. O porta-malas tem capacidade para 185 litros.

De volta ao banco de frente, achei a posição de dirigir interessante. Mas não é esportiva. O motorista viaja em posição elevada, quase igual à do Mercedes Classe A. A alavanca do câmbio está bem próxima do volante, mas a manopla do câmbio decepciona por ser uma peça de plástico e oca, apesar de cromada. Não precisava ser de alumínio, como nas Ferrari, mas deveria ter uma pegada mais firme. O motor 1.4 16V não empolga – nem faz questão disso. Na pista de testes, o 500 fez de 0 a 100 km/h em 12,2 s, enquanto o Smart, testado na edição de maio, acelerou em 11,6 s. E é bom levar em conta que o câmbio do 500 avaliado é manual e o do Smart era automatizado. Essa diferença de resposta foi sentida também na sessão de fotos, quando o Smart, que serviu de camera-car, disparava na frente e o 500 não conseguia acompanhar as arrancadas do rival.

Ao esbanjar estilo, ele economiza em desempenho. Sua proposta não é a de ser um felino agressivo, tipo de animal que inspira os projetos dos esportivos, mas o de um daqueles filhotes que a gente vê e fica com vontade de levar para casa e pôr na garagem. O preço de 61 900 reais (valor no fechamento da reportagem, em setembro de 2009) me parece um tanto salgado. Mas nesse tipo de compra não se pensa em custo/benefício. A Fiat planeja vender 200 unidades do 500 por mês, oferecendo o modelo em apenas 150 concessionárias consideradas “Premium”, no país. Mas a assistência técnica será feita por toda a rede Fiat.

O Centro Stilo Fiat conseguiu desenhar um modelo à imagem e semelhança do 500 de 1957, mas com visual de carro novo. Os italianos foram mais fiéis que os alemães da VW, na reedição do Fusca, e da BMW, no caso do Mini. Foram conservados os faróis redondos acima das lanternas, o capô curto e arredondado e o logotipo entre frisos. Ele consegue a façanha de, apesar de manter estreita identidade com o 500 original, encher os olhos de quem está a bordo e despertar no motorista a vontade de conduzi-lo esportivamente. Nada mau para quem se origina de um autêntico popular, com motorzinho de 13 cv de potência, que pouca coisa tinha mais que o suficiente para andar no ritmo de um movimento andante.



CARRO DE CINEMA



Do desenho animado Carros até o filme O Último Tango em Paris, para o público adulto, o 500 já estrelou diversas produções em diferentes épocas e lugares do mundo. O carrinho já foi “dirigido” por diretores como Buñuel, Brian De Palma, Alain Resnais, Jim Jarmusch e Bernardo Bertolucci. A “filmografia” completa pode ser vista no sitewww.imcdb.org.



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção elétrica tem dois modos de uso, Normal e Sport. O freio é eficiente e a suspensão está adaptada a nossas condições de uso.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
Embora o carro inspire uma condução esportiva, o desempenho é modesto. O câmbio cumpre seu papel.
★★★

CARROCERIA
O Centro Stilo Fiat acertou a mão no design e o pessoal da fábrica da Polônia caprichou no acabamento.
★★★★

VIDA A BORDO
Ele não é para longas viagens, mas, dentro da proposta de carro urbano, cumpre sua missão. É bem equipado, tem boa ergonomia e oferece conforto.
★★★★

SEGURANÇA
Vem com 7 airbags, ABS, EBD, ASR e ESP.
★★★★★

SEU BOLSO
Tem garantia de 2 anos com assistência Confiat e oficinas em toda a rede autorizada Fiat.
★★★




OS RIVAIS

Smart ForTwo



Como o nome diz, tem só dois lugares, mas conta com a versão Cabrio, que custa 64 900 reais.

VW New Beetle


Tem motor 2.0 e custa 55 410 reais. Mas é basicamente o mesmo carro lançado em 1998.



VEREDICTO

O 500 é um legítimo objeto do design italiano. Ele conquista o comprador pelo visual e pelas lembranças que evoca. Como tal, é um carro para ser cultuado, em um passeio de fim de semana. Ou até parado, decorando a garagem.



Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 16V / 1 368 cm3
Diâmetro x curso: 72 / 84
Taxa de compressão: 10,8:1
Potência: 100 a 6 000
Torque: 13,4 a 4 250
Câmbio: manual / 5 / dianteira
Tanque: 35 / 455
Suspensão dianteira: independente, McPherson
Suspensão traseira: barra de torção
Freios: disco ventilado (diant.) / disco (tras.)
Direção: elétrica / 2,5 voltas
Pneus: 195/45 R16
Consumo urbano: 10,6
Consumo rodoviário: 13,0
0 a 100 km/h: 12,2
0 a 1000 m: 34,1
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 7,9
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 12,6
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 18,9
Velocidade máxima: 182
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 56,8 / 25,5 / 13,4
Ruído interno 1ª rpm máx: 43,3 / 76,3
Ruído interno 80 / 120 km/h: 64,5 / 70,5





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