RENAULT CLIO 1.6 16V
Assim como o C3, o Clio passa dos 40000 reais, mesmo na versão de entrada Expression (existe ainda a top Privilège). E também é bem equipado - ainda mais que o rival. O Clio vem com direção hidráulica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado e até airbag para motorista e passageiro de série. Apesar de não custar pouco e ser bem equipado, seu seguro, de 2 150 reais, foi o mais barato entre as cotações deste comparativo, feitas sempre para um mesmo perfil de usuário de risco moderado. Ele não chega a ser um dos mais visados pelos ladrões e seus proprietários não costumam se envolver em acidentes com grande freqüência. São esses dois fatores que aumentam os preços do seguro, além do custo de reparação.
Suas peças não são das mais caras - a cesta básica ficou em 1 650 reais. E, segundo o Cesvi Brasil, que estuda o grau de dificuldade de conserto dos veículos, o Clio é um carro fácil de reparar. Em uma escala de 10 a 60, onde o 10 é o de mais fácil, barato e rápido conserto, o Clio fica com 17 pontos. Veja o ranking dos modelos nacionais no site www. cesvibrasil.com.br/cargroup. Ainda no que diz respeito aos custos, o Clio leva desvantagem na depreciação. Segundo a empresa de pesquisas AutoInforme, ele sofre desvalorização de 8,2%, no primeiro ano, enquanto rivais como Palio e Gol perdem cerca de 6,5% do valor, nessa fase.
No dia-a-dia, o Clio é um carro agradável. Sua cabine está longe de ser luxuosa, mas o acabamento é bem cuidado. Seu ponto forte é o motor 1.6 16V Hi-Flex, de 115 cv com álcool. Foi graças às respostas desse motor que o Clio conseguiu os menores tempos nas provas de aceleração. E realizou essa proeza sem se distanciar da média de consumo dos demais modelos do comparativo.
POSITIVO
Em matéria de segurança, a Renault não fica só no discurso. No Clio, duplo airbag é item de série
NEGATIVO
Alguém aí viu onde está o botão da trava das portas? Resposta: escondido no console, quase embaixo do painel
CLIO - R$ 40 310
Sua desvalorização está entre as maiores do segmento
Direção, freio e suspensão
Outro projeto que privilegia o conforto. Mas, apesar de macia, a suspensão segura bem a carroceria nas curvas. A direção é rápida e os freios trabalharam bem o carro durante o teste.
Avaliação: regular
Motor e câmbio
Graças ao motor, foi o mais rápido nas provas de 0 a 100 km/h. O câmbio acompanhou o bom desempenho.
Avaliação: bom
Carroceria
Está defasado, em relação ao modelo europeu. O acabamento é de boa qualidade.
Avaliação: regular
Vida a bordo
O motorista viaja em boa posição, com visibilidade e ergonomia. O assento traseiro apóia bem o corpo dos passageiros.
Avaliação: bom
Segurança
Ter duplo airbag de série o diferencia dos demais na categoria. Mas ABS só está disponível na versão top Privilège.
Avaliação: muito bom
Seu bolso
Custa caro, mas vem bem equipado. Os preços do seguro e das peças estão na média do segmento.
Avaliação: regular
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