quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Anfavea defende aumento do IPI

Anfavea defende aumento do IPI



A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - Anfavea - se mostrou totalmente favorável ao aumento de 30 pontos percentuais no IPI para carros importados. O presidente da entidade, Cledorvino Belini, que também é presidente da Fiat, concedeu uma entrevista coletiva nesta segunda-feira e procurou ressaltar os pontos positivos da medida.
Segundo Belini, a entidade espera que a medida anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, se traduza em mais investimentos na cadeia produtiva nacional e na atração de novos investimentos em território nacional, além da aquisição de novas tecnologias no parque industrial automotivo do Brasil. Tudo isso, segundo Belini, tende a médio prazo aumentar a competitividade dos produtos nacionais e também equilibrar a balança comercial do setor automotivo.
O dirigente afirmou que ainda não é possível saber qual será o impacto para as marcas que comercializam apenas modelos importados, sobre os quais, portanto, incidirá o aumento do IPI. "Apenas o tempo vai mostrar qual é o real impacto que as importadoras terão com essa medida e qual a dimensão dos incentivos que existem para essas montadoras em seus países de origem", disse, simplificando a questão. "Basta que eles produzam aqui no país. O que o Brasil quer e precisa é atrair investimentos."
Belini negou pressão das quatro grandes (Fiat, Ford, GM e VW) para que o governo federal tenha decidido pelo aumento do IPI. Ele ainda assegurou que o consumidor brasileiro não será prejudicado com produtos defasados em relação ao exterior e que a tendência é que os preços atuais sejam mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário