Comparativo: Hyundai Azera x Hyundai Sonata
Se em seus comparativos QUATRO RODAS levasse em conta apenas quesitos técnicos, este confronto não faria sentido: o Azera é maior que o Sonata de corpo (4,90 contra 4,82 metros de comprimento) e alma (V6 3.3 de 265 cv contra quatro cilindros 2.4 de 178 cv). No entanto, na vida real, o embate se configura assim que o consumidor entra numa concessionária Hyundai e se vê diante da fila de espera (e preço elevado) pela sedução vanguardista do Sonata e a pronta-entrega (com um superdesconto) do estilo conservador – e que já dá sinais de cansaço – do Azera.
Mão no telefone e rapidamente os vendedores da marca coreana abrem o jogo: “O Azera vai mudar no fim do ano que vem e isso garante que os descontos continuarão atraentes. Mas o Sonata não. Enquanto houver mais interessados do que carros para entregar, a tabela de preços será seguida à risca”, diz um profissional de vendas da paulistana Caoa Facó. Hoje o Azera é vendido entre 78 000 e 85 000 reais, dependendo do pacote de equipamentos. O recém-lançado Sonata é a bola da vez e a marca sabe disso. Apresentado com exclusividade na edição de setembro, tinha preço estimado de 84 000 reais à época, mas está sendo vendido a salgados 105 000 reais, o valor de tabela.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo Caoa, diz: “O Sonata é o iPhone 4 da Hyundai, enquanto o Azera é o aparelho da geração anterior. O consumidor que valoriza a novidade nem olha para o Azera, diferentemente dos que têm um perfil mais racional, que não verão sentido em pagar mais por um veículo inferior na hierarquia da marca. O importante é que eu continuarei vendendo bem meus dois iPhones, um pela novidade e o outro pelo custobenefício”. A ordem correta na tabela da Hyundai – com o Azera mais caro que o Sonata – será reestabelecida no fim de 2011, quando estreará por aqui a nova geração do Azera, já como modelo 2012.
Montado sobre uma plataforma mais moderna, o Sonata consegue ser menor por fora e mais espaçoso por dentro que o Azera. Quem viaja no banco traseiro do Sonata, por exemplo, tem mais área para as pernas. Além disso, o túnel central que abriga o escapamento é muito mais baixo que o do Azera, permitindo que o convidado sentado no centro viaje sem contorcionismos. Com a aplicação de revestimentos menos volumosos no Sonata, a Hyundai aproveitou melhor o espaço interno na altura dos ombros. Por fora, o irmão mais velho é mais largo (1,87 contra 1,84 metro), mas ambos têm praticamente o mesmo espaço para ombros na dianteira (147 cm) e na traseira (145 e 144 cm). No entanto, os belos e estilosos contornos de cupê deram ao lançamento da Hyundai um vidro traseiro bastante inclinado, o que comprometeu a visibilidade para trás (veja o resultado completo do índice de visibilidade, medido pelo Cesvi, na ficha técnica comparativa, na pág. 59). Outro sinal de modernidade do projeto do Sonata está no fato de que o estilo cupê não comprometeu nem o espaço para a cabeça na traseira, de 96 cm, contra 97 cm no Azera. Mesmo onde o Azera leva vantagem, é por uma pequena diferença: seu porta-malas carrega 469 litros, contra 463 litros do Sonata.
É preciso ficar atento aos equipamentos, pois eles também atendem públicos distintos. O Sonata tem teto solar duplo, chave presencial (partida e travas sem uso da chave) e rodas aro 18 com pneus de perfil baixo (225/45). Mais sério, o Azera tem teto solar simples (opcional), volante com ajuste elétrico de altura e profundidade e rodas aro 17 com pneus de perfil alto (235/55). Com calçados tão diferentes, nada mais natural que uma rodagem igualmente distinta entre eles. O Sonata é mais sensível às imperfeições do asfalto. Não é um carro duro, mas está bem longe do nível de conforto de seu irmão.
Mecanicamente, o Azera dá um banho no caçula. Seu motor V6 3.3 gera 265 cv e 31 mkgf de torque, ante 178 cv e 23,3 mkgf do quatro-cilindros 2.4 do Sonata. Ainda que mais pesado (1 640 contra 1 508 kg), cada cavalo de potência e cada mkgf de torque do Azera precisa mover uma quantidade menor de peso (veja os números de peso/potência e peso/torque na ficha técnica). Na pista, deu a lógica: a novidade sucumbiu à experiência. O Azera foi melhor em quase todas as provas dinâmicas – a única exceção foi a frenagem de 60 a 0 km/h –, inclusive as de ruído interno. Os dois coreanos oferecem transmissão automática com opção de troca sequencial, mas só o Sonata tem borboletas no volante – no Azera, as mudanças manuais são feitas na alavanca.
No fim das contas, o Azera se mostra um negócio mais atraente, mas o consumidor vai muito além delas (as contas) na hora de comprar carro. Racionalmente falando, fique com ele. Mas, se você se sentiu enfeitiçado pelo Sonata, entre na fila por um e conforme-se com o investimento elevado: só assim você terá um carro que o fará sorrir quando chegar à garagem. Na prática, o efeito novidade e o poder de sedução de linhas futuristas são mais que uma simples questão de valor. Trata-se de uma questão de preço – alto, nesse caso.
AZERA
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO Freio bem dimensionado e direção leve dão segurança e conforto.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO O desempenho do conjunto mecânico justifica com sobra o consumo extra de combustível em relação ao Sonata.
★★★★
CARROCERIA O face-lift da linha 2011 deu ar de novidade ao Azera, mas seus traços já não arrancam suspiros.
★★★
VIDA A BORDO Tão completo quanto o Sonata. O problema está na apresentação: o painel, assim como a carroceria, tem linhas antiquadas.
★★★★
SEGURANÇA Completo, tem ABS, airbags frontais, laterais e tipo cortina e controles de estabilidade e tração.
★★★★
SEU BOLSO Na prática, o Azera custa menos que Civic, Corolla e... Sonata.
★★★★★
SONATA
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO A suspensão é mais dura que a do Azera, mas está em sintonia com o estilo esportivo.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO O câmbio com seis marchas administra bem o motor 2.4 16V e oferece trocas por borboletas no volante.
★★★
CARROCERIA Nessa categoria, é importante ser bonito, atual e atraente. O Sonata reúne essas três qualidades.
★★★★
VIDA A BORDO O cockpit individual na dianteira para piloto e passageiro atesta a modernidade do projeto do Sonata.
★★★★
SEGURANÇA Tão completo quanto o Azera, tem seis airbags, ABS e ESP.
★★★★
SEU BOLSO A presença do Azera na família deixa ainda mais evidente o preço elevado do Sonata.
★★★
VEREDICTO
Mesmo defasado e às vésperas da chegada de uma nova geração, o Azera continua firme e forte como uma das melhores relações custo-benefício do mercado. O Sonata, por sua vez, deve continuar sem desconto até junho de 2011, quando estreará uma versão mais simples e com motor 2.0.
FOTOS
Se em seus comparativos QUATRO RODAS levasse em conta apenas quesitos técnicos, este confronto não faria sentido: o Azera é maior que o Sonata de corpo (4,90 contra 4,82 metros de comprimento) e alma (V6 3.3 de 265 cv contra quatro cilindros 2.4 de 178 cv). No entanto, na vida real, o embate se configura assim que o consumidor entra numa concessionária Hyundai e se vê diante da fila de espera (e preço elevado) pela sedução vanguardista do Sonata e a pronta-entrega (com um superdesconto) do estilo conservador – e que já dá sinais de cansaço – do Azera.
Mão no telefone e rapidamente os vendedores da marca coreana abrem o jogo: “O Azera vai mudar no fim do ano que vem e isso garante que os descontos continuarão atraentes. Mas o Sonata não. Enquanto houver mais interessados do que carros para entregar, a tabela de preços será seguida à risca”, diz um profissional de vendas da paulistana Caoa Facó. Hoje o Azera é vendido entre 78 000 e 85 000 reais, dependendo do pacote de equipamentos. O recém-lançado Sonata é a bola da vez e a marca sabe disso. Apresentado com exclusividade na edição de setembro, tinha preço estimado de 84 000 reais à época, mas está sendo vendido a salgados 105 000 reais, o valor de tabela.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo Caoa, diz: “O Sonata é o iPhone 4 da Hyundai, enquanto o Azera é o aparelho da geração anterior. O consumidor que valoriza a novidade nem olha para o Azera, diferentemente dos que têm um perfil mais racional, que não verão sentido em pagar mais por um veículo inferior na hierarquia da marca. O importante é que eu continuarei vendendo bem meus dois iPhones, um pela novidade e o outro pelo custobenefício”. A ordem correta na tabela da Hyundai – com o Azera mais caro que o Sonata – será reestabelecida no fim de 2011, quando estreará por aqui a nova geração do Azera, já como modelo 2012.
Montado sobre uma plataforma mais moderna, o Sonata consegue ser menor por fora e mais espaçoso por dentro que o Azera. Quem viaja no banco traseiro do Sonata, por exemplo, tem mais área para as pernas. Além disso, o túnel central que abriga o escapamento é muito mais baixo que o do Azera, permitindo que o convidado sentado no centro viaje sem contorcionismos. Com a aplicação de revestimentos menos volumosos no Sonata, a Hyundai aproveitou melhor o espaço interno na altura dos ombros. Por fora, o irmão mais velho é mais largo (1,87 contra 1,84 metro), mas ambos têm praticamente o mesmo espaço para ombros na dianteira (147 cm) e na traseira (145 e 144 cm). No entanto, os belos e estilosos contornos de cupê deram ao lançamento da Hyundai um vidro traseiro bastante inclinado, o que comprometeu a visibilidade para trás (veja o resultado completo do índice de visibilidade, medido pelo Cesvi, na ficha técnica comparativa, na pág. 59). Outro sinal de modernidade do projeto do Sonata está no fato de que o estilo cupê não comprometeu nem o espaço para a cabeça na traseira, de 96 cm, contra 97 cm no Azera. Mesmo onde o Azera leva vantagem, é por uma pequena diferença: seu porta-malas carrega 469 litros, contra 463 litros do Sonata.
É preciso ficar atento aos equipamentos, pois eles também atendem públicos distintos. O Sonata tem teto solar duplo, chave presencial (partida e travas sem uso da chave) e rodas aro 18 com pneus de perfil baixo (225/45). Mais sério, o Azera tem teto solar simples (opcional), volante com ajuste elétrico de altura e profundidade e rodas aro 17 com pneus de perfil alto (235/55). Com calçados tão diferentes, nada mais natural que uma rodagem igualmente distinta entre eles. O Sonata é mais sensível às imperfeições do asfalto. Não é um carro duro, mas está bem longe do nível de conforto de seu irmão.
Mecanicamente, o Azera dá um banho no caçula. Seu motor V6 3.3 gera 265 cv e 31 mkgf de torque, ante 178 cv e 23,3 mkgf do quatro-cilindros 2.4 do Sonata. Ainda que mais pesado (1 640 contra 1 508 kg), cada cavalo de potência e cada mkgf de torque do Azera precisa mover uma quantidade menor de peso (veja os números de peso/potência e peso/torque na ficha técnica). Na pista, deu a lógica: a novidade sucumbiu à experiência. O Azera foi melhor em quase todas as provas dinâmicas – a única exceção foi a frenagem de 60 a 0 km/h –, inclusive as de ruído interno. Os dois coreanos oferecem transmissão automática com opção de troca sequencial, mas só o Sonata tem borboletas no volante – no Azera, as mudanças manuais são feitas na alavanca.
No fim das contas, o Azera se mostra um negócio mais atraente, mas o consumidor vai muito além delas (as contas) na hora de comprar carro. Racionalmente falando, fique com ele. Mas, se você se sentiu enfeitiçado pelo Sonata, entre na fila por um e conforme-se com o investimento elevado: só assim você terá um carro que o fará sorrir quando chegar à garagem. Na prática, o efeito novidade e o poder de sedução de linhas futuristas são mais que uma simples questão de valor. Trata-se de uma questão de preço – alto, nesse caso.
AZERA
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO Freio bem dimensionado e direção leve dão segurança e conforto.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO O desempenho do conjunto mecânico justifica com sobra o consumo extra de combustível em relação ao Sonata.
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CARROCERIA O face-lift da linha 2011 deu ar de novidade ao Azera, mas seus traços já não arrancam suspiros.
★★★
VIDA A BORDO Tão completo quanto o Sonata. O problema está na apresentação: o painel, assim como a carroceria, tem linhas antiquadas.
★★★★
SEGURANÇA Completo, tem ABS, airbags frontais, laterais e tipo cortina e controles de estabilidade e tração.
★★★★
SEU BOLSO Na prática, o Azera custa menos que Civic, Corolla e... Sonata.
★★★★★
SONATA
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO A suspensão é mais dura que a do Azera, mas está em sintonia com o estilo esportivo.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO O câmbio com seis marchas administra bem o motor 2.4 16V e oferece trocas por borboletas no volante.
★★★
CARROCERIA Nessa categoria, é importante ser bonito, atual e atraente. O Sonata reúne essas três qualidades.
★★★★
VIDA A BORDO O cockpit individual na dianteira para piloto e passageiro atesta a modernidade do projeto do Sonata.
★★★★
SEGURANÇA Tão completo quanto o Azera, tem seis airbags, ABS e ESP.
★★★★
SEU BOLSO A presença do Azera na família deixa ainda mais evidente o preço elevado do Sonata.
★★★
VEREDICTO
Mesmo defasado e às vésperas da chegada de uma nova geração, o Azera continua firme e forte como uma das melhores relações custo-benefício do mercado. O Sonata, por sua vez, deve continuar sem desconto até junho de 2011, quando estreará uma versão mais simples e com motor 2.0.
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