domingo, 18 de setembro de 2011

Citroen C3 Picasso

Citroen C3 Picasso


Citroën C3 Picasso


O segmento de minivans compactas, enfim, ganha um novo representante no Brasil. Lançado na França em 2008, o C3 Picasso chega para disputar a liderança com nomes como Chevrolet Meriva e Fiat Idea. Para desbancar suas rivais, a Citroën aposta em três vertentes que todo brasileiro busca num automóvel novo: estilo, conteúdo e preço.
Embora esteja sendo lançada com quase três anos de atraso - o carro começou a ser vendido na França em 2008 -, o C3 Picasso está longe de ser um modelo envelhecido. As formas cúbicas que caracterizam a minivan permanecem atuais e a equipe de projetistas do Brasil realizou mudanças que deixaram o carro bastante jovial, inclusive se comparado ao seu ‘irmão’ do Velho Continente.

Na frente, grade e para-choque seguem a linha do Aircross (que nada mais é do que um C3 Picasso com a típica roupagem aventureira). Atrás, a principal mudança é o desenho assimétrico da tampa do porta-malas. A logomarca do duplo chevron continua no centro, mas o espaço da placa foi deslocado para a direita. À esquerda, fica o logotipo que identifica o carro. A solução certamente vai dividir opiniões, mas reflete a criatividade que caracteriza os designers franceses. E, neste caso, os brasileiros também.

Na parte interna, quem já entrou em um Aircross vai se sentir à vontade no C3 Picasso. Painel de instrumentos, volante (com base achatada e boa empunhadura) e até os bancos - que podem ser revestidos de couro - são os mesmos do irmão radical. A única diferença entre eles é a ausência da bússola e dos inclinômetros que equipam algumas versões do Aircross.

O espaço é bom para cinco ocupantes, inclusive no banco traseiro. Embora tenha 4,09 metros de comprimento, o C3 Picasso conta com entre-eixos de 2,54 metros, que garante espaço satisfatório para as pernas. Como toda boa minivan, não faltam porta-objetos espalhados pela cabine.

Assim como o Aircross, o C3 Picasso será vendido apenas com o motor 1.6 16V Flex, que entrega 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina. O monovolume também pode ser comprado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. O C3 Picasso trata bem seus ocupantes e, ao volante, tem um rodar confortável. O câmbio bem escalonado e de engates suaves compensa a falta de fôlego do motor 1.6 em situações extremas (como em lotação máxima e com ar-condicionado ligado). Já a suspensão paga o preço da maciez ao enfrentar buracos e desníveis, fazendo os ocupantes balançarem de um lado para o outro.

Serão três versões de acabamento. Em comum, todas oferecem ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos nas portas dianteiras, retrovisores elétricos, computador de bordo e banco traseiro bipartido entre os itens de série. A básica GL oferece a mais chave do tipo canivete com abertura das portas, travamento automático das portas, porta-luvas refrigerado, tomada de 12 volts e aviso de não-utilização dos cintos de segurança.

A versão intermediária GLX agrega rodas de liga leve, maçanetas externas na cor prata ou na cor do veículo, retrovisores na cor do veículo, vidro dianteiro do motorista com dispositivo "one touch" e função anti-esmagamento, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, rádio CD Player com MP3, entrada auxiliar e comandos na coluna de direção, mesinhas tipo avião para os bancos traseiros, bancos dianteiros com bolsas porta-revista, indicador de temperatura externa no rádio e travamento elétrico para vidros traseiros. Com câmbio automático, o C3 Picasso GLX ganha sistema de frenagem anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e acionamento automático do pisca alerta em frenagem de urgência. O airbag duplo é opcional em ambas as versões.

Já a topo-de-linha Exclusive adiciona ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro, rádio com Bluetooth, entrada USB e conexão para iPod, airbag duplo frontal, piloto automático com limitador de velocidade, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), acendimento automático de faróis, sensor de chuva, apoios de braço nos bancos dianteiros, alarme, manopla do câmbio cromada e retrovisores exteriores cromados. Como opcionais, a versão conta com airbags laterais dianteiros e sistema de navegação por satélite (GPS) com tela colorida de sete polegadas embutida no topo do console central.

A Citroën oferece três anos de garantia e plano de manutenção com preços fixos de revisão a cada 10 mil quilômetros. Os preços do C3 Picasso começam em 47.900 reais para a versão GL. A GLX sai por 50.400 reais com câmbio manual, sendo que o preço sobe para 53.900 reais com transmissão automática. O C3 Picasso Exclusive, por sua vez, custa 57.400 reais, chegando a 60.400 reais com a caixa automática. Os valores pedidos pelo C3 Picasso são ligeiramente inferiores à tabela de preços do Aircross, que varia entre 54.350 reais e 63.400 reais.

Veja a tabela de preços do Citroën C3 Picasso: 
Citroën C3 Picasso GL: R$ 47.990 (câmbio manual)
Citroën C3 Picasso GLX: R$ 50.400 (câmbio manual)
Citroën C3 Picasso GLX: R$ 53.900 (câmbio automático)
Citroën C3 Picasso Exclusive: R$ 57.400 (câmbio manual)
Citroën C3 Picasso Exclusive: R$ 60.400 (câmbio automático)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário