terça-feira, 27 de setembro de 2011


MERCEDES-BENZ F800 STYLE

CONCEITO ANTECIPA COMO SERÃO AS LINHAS DA FUTURA GERAÇÃO DO CLS E MOSTRA TECNOLOGIAS QUE VÃO EQUIPAR OS MODELOS DA MARCA DA ESTRELA DE TRÊS PONTAS

Mercedes-Benz F800 Style

Criar um carro-conceito que antecipa as linhas de um futuro modelo de produção é uma tática manjada, mas eficiente. Atrai a atenção pelo aspecto futurista e ainda mede a recepção dos visitantes diante da novidade.

A Mercedes-Benz vai aproveitar o Salão de Genebra para mostrar ao mundo o F800 Style, que nada mais é do que a nova geração do CLS. O carro que criou o segmento de cupê de quatro portas.
A dianteira lembra bastante o SLS AMG, superesportivo desenvolvido para substituir o consagrado SLR McLaren. Os faróis futuristas, evidentemente, não serão adotados na versão de produção. Na lateral, a abertura das portas pouco convencional chama atenção: as portas dianteiras se abrem no sentido convencional, mas as traseiras deslizam como nas minivans.

O conceito foi projetado para receber a tecnologia Plug-in Hybrid, podendo combinar propulsores movidos a combustão e a eletricidade. O conjunto criado para equipar o F800 consiste em um motor V6 a gasolina de 300 cv e injeção direta e combustível combinado com um módulo híbrido de 109 cv, totalizando uma potência de 409 cv.

As baterias de íon-lítio, que tem uma capacidade de 10 kWh, podem ser recarregadas em qualquer posto de recarga ou tomada doméstica. A montadora afirma ainda que o modelo pode ser impulsionado apenas com o motor elétrico por uma distância de até 28 quilômetros.

O desempenho não foi deixado de lado pela montadora alemã. Segundo a fábrica, o F800 acelera de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Caso o condutor opte por utilizar somente o motor elétrico, a velocidade final é de 120 km/h. Segundo a Mercedes-Benz, a autonomia combinada dos dois motores é de até 603 quilômetros.

Destaque para dois novos sistemas presentes no conceito e que devem estrear na futura versão de produção. O primeiro é o DISTRONIC PLUS Traffic Jam Assistant, sistema eletrônico que detecta a velocidade e a trajetória do carro à frente e consegue segui-lo, inclusive mudando a direção do carro em velocidades acima de 40 km/h. O sistema, ainda, reconhece a sinalização de solo e diferencia quando o veículo à frente deixa a faixa para, por exemplo, realizar uma conversão.

O segundo é o sistema PRE-SAFE 360º, que é a evolução do sistema atual que já está presente em boa parte dos modelos da marca. O PRE-SAVE é um sistema que detecta uma colisão iminente e prepara o veículo para minimizar qualquer dano aos passageiros. Agora, ele também tem a capacidade de detectar uma provável colisão traseira.

Seguindo a tendência que a indústria automobilística vem seguindo nos últimos anos, é de se esperar que a versão de produção do novo CLS seja apresentada no segundo semestre e, que as vendas comecem no começo do ano que vem.

 

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