Kia Cerato Koup 2.0
Em agosto de 2010, QUATRO RODAS mostrou, com exclusividade, o Koup. Pegamos a única unidade - a mesma utilizada pela Kia para homologação no Brasil - e realizamos um teste completo, com direito a medição em nosso campo de provas, em Limeira (SP). À época, a promessa era de que o modelo seria lançado até dezembro daquele ano, o que não aconteceu. O mesmo teste também revelava uma mudança de planos de última hora: o câmbio automático de quatro marchas daria lugar a um de seis, com a promessa de melhora de desempenho, nível de ruído e consumo. Chegou a hora: a Kia anunciou o início das vendas do modelo em junho. Ou seja, é hora de voltar à pista para um tira-teima.
Sem alterações além da caixa automática, as impressões ao dirigir são as mesmas. A suspensão, apoiada sobre pneus de perfil baixo (215/45 R17), tem ajuste esportivo. O volante, com assistência hidráulica, é leve nas manobras e em velocidade, o que cansa um pouco em viagens.
Os números do teste decepcionaram. A melhora de apenas 0,7 segundo no 0 a 100 km/h (10,2 ante 10,9 segundos) não justifica a manutenção do número de consumo na cidade (9,4 km/l) e muito menos a piora na estrada (13,2 contra 14 km/l) (veja quadro comparativo dos testes ao lado).
O preço, inicialmente estimado em 85 000 reais, "caiu" para 79 900 reais. Ainda é alto, mesmo levando em con- sideração o belo pacote de equipamentos de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, teto solar, piloto automático, som, ABS, airbag duplo e até controle de tração. O novo câmbio trouxe um tempero de esportividade a essa pacata versão cupê do Cerato: agora ele tem borboletas no volante.
Esteticamente, a única mudança notada na cabine está no rádio, mais precisamente na parte alta do aparelho: sai a moldura prateada, entra uma em preto brilhante.
DESEMPENHO
0-100 km/h (s)
4 marchas: 10,9
6 marchas: 10,2
0-1 000 m (s)
4 marchas: 32
6 marchas: 31,5
d 40 a 80 km/h (s)
4 marchas: 4,7
6 marchas: 4,7
d 60 a 100 km/h (s)
4 marchas: 6,4
6 marchas: 5,9
d 80 a 120 km/h (s)
4 marchas: 6,8
6 marchas: 7,2
velocidade máxima (km/h)
4 marchas: n/d
6 marchas: n/d
velocidade real a 100 km/h
4 marchas: 95,4
6 marchas: 95,1
consumo cidade (km/l)
4 marchas: 9,4
6 marchas: 9,4
consumo estrada (km/l)
4 marchas: 14
6 marchas: 13,2
VEREDICTO
O desempenho do Koup não provoca fortes emoções, mas prepare-se para chamar atenção. Mesmo baseado no pacato Cerato, o Koup tem muita personalidade.
Em agosto de 2010, QUATRO RODAS mostrou, com exclusividade, o Koup. Pegamos a única unidade - a mesma utilizada pela Kia para homologação no Brasil - e realizamos um teste completo, com direito a medição em nosso campo de provas, em Limeira (SP). À época, a promessa era de que o modelo seria lançado até dezembro daquele ano, o que não aconteceu. O mesmo teste também revelava uma mudança de planos de última hora: o câmbio automático de quatro marchas daria lugar a um de seis, com a promessa de melhora de desempenho, nível de ruído e consumo. Chegou a hora: a Kia anunciou o início das vendas do modelo em junho. Ou seja, é hora de voltar à pista para um tira-teima.
Sem alterações além da caixa automática, as impressões ao dirigir são as mesmas. A suspensão, apoiada sobre pneus de perfil baixo (215/45 R17), tem ajuste esportivo. O volante, com assistência hidráulica, é leve nas manobras e em velocidade, o que cansa um pouco em viagens.
Os números do teste decepcionaram. A melhora de apenas 0,7 segundo no 0 a 100 km/h (10,2 ante 10,9 segundos) não justifica a manutenção do número de consumo na cidade (9,4 km/l) e muito menos a piora na estrada (13,2 contra 14 km/l) (veja quadro comparativo dos testes ao lado).
O preço, inicialmente estimado em 85 000 reais, "caiu" para 79 900 reais. Ainda é alto, mesmo levando em con- sideração o belo pacote de equipamentos de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, teto solar, piloto automático, som, ABS, airbag duplo e até controle de tração. O novo câmbio trouxe um tempero de esportividade a essa pacata versão cupê do Cerato: agora ele tem borboletas no volante.
Esteticamente, a única mudança notada na cabine está no rádio, mais precisamente na parte alta do aparelho: sai a moldura prateada, entra uma em preto brilhante.
DESEMPENHO
0-100 km/h (s)
4 marchas: 10,9
6 marchas: 10,2
0-1 000 m (s)
4 marchas: 32
6 marchas: 31,5
d 40 a 80 km/h (s)
4 marchas: 4,7
6 marchas: 4,7
d 60 a 100 km/h (s)
4 marchas: 6,4
6 marchas: 5,9
d 80 a 120 km/h (s)
4 marchas: 6,8
6 marchas: 7,2
velocidade máxima (km/h)
4 marchas: n/d
6 marchas: n/d
velocidade real a 100 km/h
4 marchas: 95,4
6 marchas: 95,1
consumo cidade (km/l)
4 marchas: 9,4
6 marchas: 9,4
consumo estrada (km/l)
4 marchas: 14
6 marchas: 13,2
VEREDICTO
O desempenho do Koup não provoca fortes emoções, mas prepare-se para chamar atenção. Mesmo baseado no pacato Cerato, o Koup tem muita personalidade.
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16v
Cilindrada: 1998 cm3
PotUncia: 156 cv
Torque: 19,9 mkgf
CÔmbio: automático sequencial, 6 marchas, tração dianteira
Dimens§es: comprimento, 448 cm; largura, 177 cm; altura, 140 cm; entre-eixos, 265 cm
Peso: 1 232 kg
Equipamentos: ar digital, direção, hidráulica, som, rodas de liga leve
Cilindrada: 1998 cm3
PotUncia: 156 cv
Torque: 19,9 mkgf
CÔmbio: automático sequencial, 6 marchas, tração dianteira
Dimens§es: comprimento, 448 cm; largura, 177 cm; altura, 140 cm; entre-eixos, 265 cm
Peso: 1 232 kg
Equipamentos: ar digital, direção, hidráulica, som, rodas de liga leve
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